Porque a imaginação não tem, verdadeiramente, limites, a Wheelsandmore decidiu brincar um pouco com aquela que já é a versão potente da carrinha Audi A6. Sendo que, através de uma série de medidas bem delineadas, o preparador alemão acabou dando ao mundo, uma carrinha Audi RS6 Avant, com mais poder de fogo que um Bugatti Veyron!
Originalmente já uma proposta de respeito, a actual geração da Audi RS6 Avant recorre a um V8 4.0 TFSI a gasolina, para oferecer, de fábrica, 600 cv de potência e um binário máximo de 800 Nm. Valores que, entre outros resultados, lhe permitem atingir os 100 km/h em apenas 3,6 segundos, ou, quando equipada com o pacote dynamic plus, alcançar os 305 km/h de velocidade máxima.
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No entanto, a verdade é que, estes atributos, parecem não ter sido suficientes para impressionar os responsáveis da Wheelsandmore. Os quais, mesmo mantendo o "coração" do modelo, acabaram dotando a RS6 Avant, de mais potência que os 1.001 cv anunciados por um Bugatti Veyron!
O início da revolução
A explicação para tal feito é, de resto, avançada pelos nossos companheiros da Auto Bild, com base em informações divulgadas pelo preparador. O qual, começou por mexer na centralina do V8, ao mesmo tempo que anulava a acção do limitador de velocidade, que impedia a carrinha alemã de ultrapassar os 250 km/h. Resultado? Com uma mera reprogramação, operação pela qual a empresa cobra 2.499 euros, o V8 passou a oferecer 710 cv de potência e 920 Nm de binário!
Como passo número dois, uma intervenção no sistema de escape, na sequência da qual, a solução de origem, deu lugar a um sistema de escape Capristo, com controlo das mariposas. Operação com um custo total de 9.145 euros, mas que fez aumentar a potência da RS6 Avant para os 725 cv, ao mesmo tempo que elevava o binário para os 930 Nm.
De regresso ao sistema propulsor, o passo número três, sinónimo da instalação de um novo sistema de admissão e de um filtro de ar específico, assim como de coletores de admissão modificados. Tudo junto, a garantir nova subida da potência e binário, neste caso, para os 786 cv e 1.060 Nm... mediante um custo de mais 14.900€.
Igualmente modificados, com o passo número quatro, foram os turbos, que passaram a ostentar turbinas maiores, além de uma unidade de compressão igualmente transformada. Fazendo, dessa forma, disparar a potência para os 965 cv e o binário para os 1.250 Nm; e, tudo isto, por mais 39.900€...
A terminar, o passo número cinco e aquele que é também o mais oneroso (49.900€), além de o único verdadeiramente proibido na União Europeia, por impedir que a carrinha alemã cumpra a norma Euro 6: o esvaziamento das condutas de sucção dos turbocompressores, dos catalizadores, dos filtros de partículas e da linha completa de escape. Operação que, no entanto, também acaba garantindo o aumentar da potência para uns escandalosos 1.010 cv, ao mesmo tempo que o binário máximo fica limitado a 1.250 Nm!
Acabou? Não, ainda há os opcionais!...
No entanto e se, mesmo depois de tudo isto, o leitor ainda tiver mais uns trocos para gastar na sua nova RS6 Avant by Wheelsandmore, saiba que o preparador tem ainda para propor-lhe um jogo de jantes de 22", por 7.499€; um conjunto de rodas personalizadas, por 5.199€; além de um set de amortecedores reguláveis, por 899€.
Tudo, para que o seu novo brinquedo, seja (quase) tão exclusivo, quanto um Bugatti Veyron...