E que tal uma Audi RS6 Avant mais potente que um Bugatti Veyron?

Porque a imaginação não tem limites, a Wheelsandmore decidiu criar uma carrinha Audi RS6 Avant, com mais poder de fogo que um Bugatti Veyron!

Porque a imaginação não tem, verdadeiramente, limites, a Wheelsandmore decidiu brincar um pouco com aquela que já é a versão potente da carrinha Audi A6. Sendo que, através de uma série de medidas bem delineadas, o preparador alemão acabou dando ao mundo, uma carrinha Audi RS6 Avant, com mais poder de fogo que um Bugatti Veyron!

Originalmente já uma proposta de respeito, a actual geração da Audi RS6 Avant recorre a um V8 4.0 TFSI a gasolina, para oferecer, de fábrica, 600 cv de potência e um binário máximo de 800 Nm. Valores que, entre outros resultados, lhe permitem atingir os 100 km/h em apenas 3,6 segundos, ou, quando equipada com o pacote dynamic plus, alcançar os 305 km/h de velocidade máxima.

LEIA TAMBÉM
Audi RS 4 Avant. Nova geração com V6 de 450 cv já chegou a Portugal

No entanto, a verdade é que, estes atributos, parecem não ter sido suficientes para impressionar os responsáveis da Wheelsandmore. Os quais, mesmo mantendo o "coração" do modelo, acabaram dotando a RS6 Avant, de mais potência que os 1.001 cv anunciados por um Bugatti Veyron!

O início da revolução

A explicação para tal feito é, de resto, avançada pelos nossos companheiros da Auto Bild, com base em informações divulgadas pelo preparador. O qual, começou por mexer na centralina do V8, ao mesmo tempo que anulava a acção do limitador de velocidade, que impedia a carrinha alemã de ultrapassar os 250 km/h. Resultado? Com uma mera reprogramação, operação pela qual a empresa cobra 2.499 euros, o V8 passou a oferecer 710 cv de potência e 920 Nm de binário!

Os escapes Capristo, com controlo das mariposas, instalados na RS6 Avant
Os escapes Capristo, com controlo das mariposas, instalados na RS6 Avant

Como passo número dois, uma intervenção no sistema de escape, na sequência da qual, a solução de origem, deu lugar a um sistema de escape Capristo, com controlo das mariposas. Operação com um custo total de 9.145 euros, mas que fez aumentar a potência da RS6 Avant para os 725 cv, ao mesmo tempo que elevava o binário para os 930 Nm.

De regresso ao sistema propulsor, o passo número três, sinónimo da instalação de um novo sistema de admissão e de um filtro de ar específico, assim como de coletores de admissão modificados. Tudo junto, a garantir nova subida da potência e binário, neste caso, para os 786 cv e 1.060 Nm... mediante um custo de mais 14.900€.

Praticamente intocada nas linhas exteriores, a RS6 Avant preparada pela Wheelsandmore esconde um verdadeiro monstro!

Igualmente modificados, com o passo número quatro, foram os turbos, que passaram a ostentar turbinas maiores, além de uma unidade de compressão igualmente transformada. Fazendo, dessa forma, disparar a potência para os 965 cv e o binário para os 1.250 Nm; e, tudo isto, por mais 39.900€...

A terminar, o passo número cinco e aquele que é também o mais oneroso (49.900€), além de o único verdadeiramente proibido na União Europeia, por impedir que a carrinha alemã cumpra a norma Euro 6: o esvaziamento das condutas de sucção dos turbocompressores, dos catalizadores, dos filtros de partículas e da linha completa de escape. Operação que, no entanto, também acaba garantindo o aumentar da potência para uns escandalosos 1.010 cv, ao mesmo tempo que o binário máximo fica limitado a 1.250 Nm!

Até pode não parecer, mas esta RS6 tem potência suficiente para envergonhar certos Bugatti...
Até pode não parecer, mas esta RS6 tem potência suficiente para envergonhar certos Bugatti...

Acabou? Não, ainda há os opcionais!...

No entanto e se, mesmo depois de tudo isto, o leitor ainda tiver mais uns trocos para gastar na sua nova RS6 Avant by Wheelsandmore, saiba que o preparador tem ainda para propor-lhe um jogo de jantes de 22", por 7.499€; um conjunto de rodas personalizadas, por 5.199€; além de um set de amortecedores reguláveis, por 899€.

Tudo, para que o seu novo brinquedo, seja (quase) tão exclusivo, quanto um Bugatti Veyron...