Depois dos irmãos mais velhos, RS 6 Avant e RS 6 Sportback, a Audi dá agora a conhecer as novas versões mais desportivas da família A5, o RS5 Sportback e Coupé. Cuja chegada aos concessionários fica agora prevista para esta primavera, com preços que começam nos 115.342 euros.
Apostando numa linguagem de design que não esconde a inspiração nos "irmãos mais velhos", os novos Audi RS5 Coupé e Sportback destacam-se, desde logo, por uma nova e maior grelha Singleframe hexagonal, em preto brilhante, com três pequenas entradas de ar, a remeterem para o clássico Audi Sport quattro de 1984.
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A acompanhar esta nova grelha frontal, ópticas em LED, que também podem ser, em opção, Matrix LED, com o novo RS 5 a ostentar ainda saias laterais com novo corte geométrico pentagonal, além de novas jantes em liga leve de 19 polegadas. Que, opcionalmente, poderão ser de 20", num perfil complementado por um tejadilho em fibra de carbono, que permite reduzir o peso do conjunto, em cerca de 4 kg.
Finalmente e além de duas novas cores - Azul Turbo e Vermelho Tango, o modelo destaca-se ainda pela inclusão de um difusor aerodinâmico com novo design, isto numa traseira onde é possível encontrar, a par da sigla RS, em preto (opcionalmente em carbono), acima do spoiler, saídas de escape cromadas ovalizadas, parte do sistema de escape específico RS.
Interior a respirar desportividade
Passando ao interior, um novo volante desportivo multifunções em couro, com fundo plano e patilhas em alumínio, além de bancos desportivos RS em couro, com pespontos de contraste e encostos de cabeça integrados. A que é ainda possível juntar o conteúdo de dois pacotes opcionais: o de design RS e o de iluminação ambiente.
Ainda no habitáculo, um novo sistema de infotainment com um ecrã de 10,1 polegadas e sistema MMI, ligeiramente virado para o condutor, do qual já não faz, no entanto, parte, o comando rotativo. Que deu o seu lugar aos comandos de voz.
Opcionalmente, um sistema de navegação MMI plus, proposto um ecrã de 12,3 polegadas, que substitui a instrumentação e que inclui menus específicos em que prevalece a informação relativa ao motor, caso de um conta rotações de maior dimensão em posição central. Abordagem mais desportiva para qual contribui, também, um volante desportivo de couro perfurado, achatado na parte inferior e com as novas patilhas de mudança RS em alumínio, além de botões multifuncionais, que permitem ao condutor selecionar diretamente os novos modos RS1 e RS2 do Audi drive select.
Aliás e ainda sobre este sistema de modos de condução, à disposição no RS5, a possibilidade de variar, também, entre outros três perfis, mais... vulgares - Comfort, Auto, Dynamic -, sendo que, em opção, o modelo pode receber, igualmente, uma opcional suspensão desportiva RS com Dynamic Ride Control (DRC), que reduz o rolamento e aumenta a estabilidade.
Na travagem, discos em aço perfurados, com um diâmetro de 375 mm à frente e 330 mm atrás, além de maxilas com o logotipo RS incorporado e pintadas na cor preta, ou vermelha, em opção.
Também opcionais, são discos cerâmicos de fibra de carbono (400 mm) no eixo dianteiro, anunciados como particularmente leves e resistentes à abrasão, além de a reduzir o do RS 5 em cerca de 6,5 kg.
Um V6 biturbo de 450 cv a acelerar
Finalmente e falando de motores, um V6 TFSI biturbo de 2,9 litros a gasolina, a debitar uma potência de 450 cv (331 kW), entre as 5700 e as 6700 rpm, além de um binário máximo de 600 Nm, entre as 1900 e as 5000 rpm.
Valores que permitem uma aceleração de 0-100 km/h em 3,9 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h, com o opcional Pacote Dynamic RS a permitir um aumento da velocidade máxima para os 280 km/h.
Como consumo combinado, uma média de 9,3 l/100 km (Coupé) e de 9,4 l/100 km (Sportback), a juntar a emissões de CO de 210 g/km (Coupé) e de 213 g/km (Sportback).
Igualmente a contribuir para estes resultados, um sistema de tração integral permanente quattro com diferencial central autoblocante e uma distribuição do binário entre o eixo dianteiro e traseiro de 40:60 (pode chegar a 70% à frente ou 85% atrás, conforme as necessidades), além de uma caixa Tiptronic de oito velocidades, com regulação desportiva e tempos de resposta otimizados.
A partir de 115 mil euros
Já disponíveis para encomenda, os novos Audi RS5 Coupé e RS5 Sportback chegam a Portugal esta Primavera, com preços a partir de 115.342 euros, no caso do Coupé, ou de 115.427 euros, o Sportback.