Com preço e data de chegada. Audi apresenta o fogoso RS3 de 400 cv!

A Audi acaba de dar a conhecer a nova e terceira geração do hot-hatch RS3, com 400 cv e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h 3,8s.

Depois de uma espera prolongada, eis que a Audi dá - finalmente!... - a conhecer a terceira geração do mais hardcore dos elementos da família A3: o novo RS3. Marcado, como não poderia deixar de ser, pelo design, pela tecnologia e, principalmente, pelo já muito premiado e entretanto apurado, 2.5 TFSI, a anunciar 400 cv fogosos cavalos!

Abri alas, pois, o novo Audi RS3 chegou! Apresentado, tanto no formato hatchback, como na forma de sedan, em ambos os casos, com a promessa de entrada em comercialização, já a partir deste mesmo mês de julho. Mas, já lá vamos...

Na verdade e tão ou mais importante do que a data de chegada do novo RS3 ao mercado, é, sem dúvida, a forma como chegará. Sendo que a Audi reafirma - se dúvidas ainda houvesse... - que, o seu hot-hatch chegará impulsionado pelo já muito elogiado cinco cilindros em linha a gasolina, de 2.5 litros, com turbocompressor. Neste caso, a anunciar 400 cv de potência, e mais cedo do que acontece no antecessor: a partir das 5.600 rpm, até às 7.000, altura em que surge o red-line !

O novo RS3, na sua versão sedan e "decorado" num Verde Kyalami. Discreto...
O novo RS3, na sua versão sedan e "decorado" num Verde Kyalami. Discreto...

Distinguido com o galardão de Motor Internacional do Ano em nove ocasiões consecutivas, este 2.5 TFSI passa a anunciar, igualmente, um binário máximo de 500 Nm, ou seja, mais 27 Nm que no RS3 ainda em comercialização. Levando, inclusivamente, a Audi a garantir que a nova geração "consegue acelerar ainda mais rápido, quando a partir das rotações mais baixas", além de dispor do máximo do binário, durante um período maior de rotações - das 2.250 às 5.600 rpm.

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Aliás, mantendo a opção pela caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, a partir de agora apoiada, de série, no conhecido sistema de tracção integral quattro, o novo Audi RS3 passa a anunciar uma capacidade de aceleração, nos 0 aos 100 km/h, em não mais que 3,8 segundos (menos 0,3s que o antecessor), terminando nos 250 km/h. Ou nos 280 km/h, quando pedido pelo cliente. Ou, até mesmo, nos 290 km/h, sempre que equipado com o opcional pacote RS Dynamic e os seus discos de travão em cerâmica.

Números que, diga-se e isto apenas numa perspectiva de curiosidade, permitem ao hot-hatch de Ingolstadt superar o rival Mercedes-AMG A45 S 4MATIC e os seus 421 cv de potência...

Embora com menos potência declarada, o novo RS3 suplanta o rival AMG 45 S 4Matic nas acelerações e velocidade máxima
Embora com menos potência declarada, a terceira geração Audi RS3 suplanta o rival AMG 45 S 4Matic nas acelerações e velocidade máxima

De resto, a Audi enaltece, ainda, "o som incomparável" fornecido pela ordem de entrada em funcionamento dos cinco cilindros - 1-2-4-5-3 -, com uma nova aba de controle do ruído, na entrada do escape, a contribuir para esta sinfonia, ao atuar, de forma distinta e segundo o modo de condução seleccionado, em vários momentos da faixa de rotação do motor. Sendo que, o modelo, pode receber, também, um sistema de escape desportivo RS, ao qual o fabricante atribui uma nota de motor "aprimorada".

Com melhor chassis e travões

De resto e a par das melhorias no motor, a introdução de um sistema de distribuição do binário, denominado 'RS Torque Splitter', em substituição do tradicional diferencial traseiro, que a geração ainda em comercialização enverga, e do qual fazem parte um par de embraiagens multidisco controladas electronicamente, de forma a uma melhor distribuição da potência, no eixo traseiro.

Assim e além de reduzir a subviragem em curvas mais fechadas, a nova tecnologia permite "derivas mais controladas", através do envio, segundo frisa a marca alemã em comunicado, do correspondente a até um máximo de 1.750 Nm para uma só roda! Embora, acrescente-se, dependendo sempre do modo seleccionado no sistema de perfis de condução, com cinco possibilidades: Comfort/Efficiency, Auto, Dynamic, RS Performance e RS Torque Rear. Em qual, então? No último, pois claro...

A novidade RS Torque Splitter
A novidade RS Torque Splitter

Ainda no caso específico do chassis, as atualizações abrangem os amortecedores, de resposta mais imediata, graças à introdução de um sistema de válvulas específico RS3 (além de, a assegurarem uma redução na distância ao solo, face ao antecessor, em 10 mm), maior curvatura das rodas (para uma direcção mais precisa) e um controlador modular da dinâmica do veículo (mVDC). O qual monitoriza os movimentos laterais do conjunto, através dos componentes, quer do sistema de propulsão, quer da suspensão, para garantir uma maior eficácia da potência aplicada.

De resto e porque a segurança é importante, o novo RS3 ganha, ainda, de série, um novo sistema de travagem com seis pistões, conjugados com discos ventilados e perfurados nas quatro rodas. E que, por esse motivo, a Audi diz serem mais estáveis e com uma capacidade de arrefecimento melhorada em 20%. Isto, sem esquecer a possibilidade de embelezar o conjunto final, com uma de quatro cores opcionais: cinza, vermelho, azul ou o inevitável preto.

Aliás e a pensar numas aventuras em pista, o novo Audi RS3 também pode surgir equipado, de série e a pedido do cliente, com pneus Pirelli P Zero "Trofeo R", semi-slicks de competição que surgem, pela primeira vez, na oferta.

O novo Audi RS3 em slide perfeito
A terceira geração Audi RS3 em slide perfeito

Estética de impor respeito

Finalmente e quanto à estética, uma evolução daquilo que já é esperado numa proposta como este RS3, a começar, na introdução de entradas de ar (ainda) mais generosas, linhas mais agressivas, jantes em liga leve de 19" de design específico, e, naturalmente, ponteiras de escape fortemente afirmativas.

Aliás e segundo as fotos que aqui mostramos, as diferenças, até mesmo para o igualmente novo A3, são impossíveis de não reparar. Desde logo, na frente, com uma grelha negra, personalizada, a expandir-se para as ópticas, as quais, acentuando uma frente larga cujo eixo dianteiro ganhou 33 mm no comprimento, podem, ainda e opcionalmente, receber tecnologia matrix LED de interior escurecido.

De resto, negras são não somente as enormes entradas de ar dianteiras, como também as saias laterais, as capas dos retrovisores exteriores, o difusor traseiro e, opcionalmente, até mesmo o tejadilho. Sendo que e, certamente, a pensar, em particular, nos mais distraídos, o novo RS3 completa todos estes pormenores, com duas novas cores RS exclusivas: Verde Kyalami [nas fotos] e Cinza Kemora. Não vá dar-se o caso de passar despercebido...

O novo Audi RS3 cresceu, inclusivamente, na largura da via dianteira e tem agora um aspecto mais intenso
A terceira geração Audi RS3 regista um crescimento na largura da via dianteira e tem agora um aspecto mais intenso

Um habitáculo a condizer

Já no habitáculo, uma imensidão de elementos RS a procurarem acentuar o ambiente visceralmente desportivo, conjugados com o "obrigatório" painel de instrumentos 100% digital Virtual Cockpit Plus (de série). Embora e neste caso, com uma série de informações adicionais, como o registo das forças G, contagem de voltas e aceleração dos 0 aos 100 km/h, dos 0 aos 200 km/h, no quarto de milha e no oitavo de milha.

Presente, igualmente, um ecrã táctil central de 10,1", parte do conhecido sistema de infoentretenimento MMI e com a funcionalidade RS Monitor. A qual exibe, a todo o momento e entre outras informações, as temperaturas dos vários líquidos, assim como dos pneus.

Exibindo extensas aplicações em fibra de carbono, o novo RS3 conta, ainda, com bancos desportivos RS com pespontos contrastantes (os quais, pela primeira vez, podem ser em Verde) e cintos de segurança com pontas de cor, além de um volante desportivo RS multifunções de três braços e revestido a pele. E que passa a exibir um novo botão RS, para selecção dos modos de condução.

https://youtu.be/TWvrbExEuo0

Disponível para encomendas ainda em julho

Agora apresentada, a terceira geração do Audi RS3 poderá ser encomendada, segundo garante a marca dos quatro anéis, já a partir deste mês de julho, nos mercados europeus. Embora as primeiras unidades só devam começar a chegar aos concessionários, no próximo outono.

Quanto a preços, conhecidos, para já, apenas os praticados na Alemanha, onde a versão Sportback estará disponível a partir de 60 mil euros, ao passo que, o Sedan, começará nos 62 mil euros.