Depois de muitas suposições e rumores, eis que a Audi mostra a primeira imagem da já muito aguardada nova geração RS3, cuja chegada parece estar, assim, cada vez mais perto. Ao que tudo indica, com o já "obrigatório" cinco cilindros debaixo do capot, mas também com a eletrificação no horizonte.
O "desvendar" da futura geração RS3 foi feita, pela Audi, juntamente com a divulgação de imagens que mostram o crescimento da oferta RS. A qual se prepara, agora e assim, para receber mais dois elementos - o RS3 hatchback e o RS3 sedan.
Embora, para já, ainda de camuflado, os dois novos e futuros elementos da família RS surgem, nestas imagens e vídeo que aqui reproduzimos, com a particularidade de ostentarem nas laterais a numeração "1-2-4-5-3". E que diz respeito à ordem de ignição do bloco de cinco cilindros a gasolina TFSI, que é já presença obrigatória nestas propostas e que, também com os seus 2,5 litros, já impulsiona propostas como os RS Q3 e TT RS.
Apresentando generosas entradas de ar na frente e ponteiras de escape duplas na traseira, fica a certeza de que estas novas propostas vão mais além dos já conhecidos S3. Parecendo anunciar, igualmente, uma menor distância ao solo, rodas mais largas, além de e no caso concreto do sedan, um pequeno apêndice aerodinâmico integrado na tampa da mala.
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Ainda sobre o cinco cilindros, importa recordar que, noutros modelos já conhecidos, este 2.5 TFSI anuncia uma potência de 400 cv e 480 Nm de binário máximo. Algo que, no entanto e segundo alguns rumores, poderá ser ultrapassado no novo RS3, o qual poderá, mesmo, chegar aos 420 cv e 500 Nm de binário.
De resto, os mesmos rumores apontam no sentido de que possa vir a existir um RS3 Performance, em que, tanto a potência, como o binário, poderão ser ainda maiores. Embora esta última informação, dizemo-lo nós, deva ser encarada com a necessária precaução...
Finalmente, referir, ainda, que a Audi reitera, neste anúncio, a promessa de que, também na família RS, os PHEV estão a caminho, a começar, pela próxima geração da RS4 Avant.
Aliás, é no seguimento desta intenção que a marca dos quatro anéis assume esperar que, em 2024, metade das suas vendas mundiais sejam de motorizações híbridas e elétricas, percentagem que deverá chegar aos 80%, apenas dois anos depois.
Finalmente e cumpridos mais dois anos - 2030, portanto -, a garantia de que todos os modelos S e RS serão eletrificados, seja de uma forma, ou de outra.