Audi renova modelos Q5 Sportback e SQ5 Sportback

A Audi renovou os modelos Q5 Sportback e SQ5 Sportback, que já estão disponíveis para encomenda na Europa.

A Audi renovou os modelos Q5 Sportback e SQ5 Sportback, que já estão disponíveis para encomenda na Europa. A versão mais desportiva recebe um motor V6 3.0 TDi de 341 cv. 

Após o lançamento do Q3 Sportback e do e-tron Sportback, a Audi renovou o seu terceiro crossover utility Vehicle ou CUV, Q5 Sportback. O topo de gama deste SUV coupé de linhas desportivas é o SQ5 Sportback TDi, equipado com motor de 3,0 litros de 341 cv.

Aquele bloco V6 turbodiesel, está associado a um sistema híbrido suave (mild-hybrid) de 48V, recebeu novos pistões em aço forjado em vez de alumínio, um novo sensor piezo-elétrico que monitoriza os injetores das válvulas, tubos de entrada de admissão mais curtos e um radiador indireto de água para o intercooler. 

O resultado daquela combinação na traduz-se numa potência máxima de 341 cv, isto é, menos 6 cv do que a versão do ano passado e um binário máximo idêntico de 700 Nm, disponível entre as 1750 e as 3250 rpm. 

A Audi anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h do Audi SQ5 Sportback TDi em 5,1 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. 

Este Coupé SUV vem equipado, de série, com jantes de 20 polegadas que montam pneus 255/45, estando disponíveis em opção jantes de 21 polegadas. O sistema de travagem foi atualizado e a suspensão desportiva S possui controlo de amortecimento. 

Q5 Sportback também renovado

O Q5 "normal" foi igualmente renovado, sendo comercializado com três motores - dois Diesel e um a gasolina - que cumprem as mais recentes normas de emissões europeias.

A gama compreende o modelo 40 TDI, com motor diesel de 2,0 litros que debita uma potência de 204 cv e binário de 400 Nm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 222 km/h.

Esta motorização está associada a um sistema híbrido suave que permitem rolar à vela com o motor desligado a baixas rotações, sendo a transmissão assegurada por uma causa S tronic de sete velocidades que distribui a potência pelas quatro rodas, graças ao sistema integral "quattro". 

Por sua vez, o Q5 Sportback 50 TDi conta com uma motorização V6 3.0 TDi com 286 cv de potência e 620 Nm de binário que permite baixar o valor da aceleração dos 0 aos 100 km/h para 5,7 segundos e aumentar a velocidade máxima para 240 km/h. O sistema de tracção também é integral e recebe um sistema híbrido suave mais eficiente com 48V. 

LEIA TAMBÉM
Também o SQ5. Novo Audi Q5 Sportback
/já disponível na Alemanha… com Diesel

A oferta é complementada pelo modelo 45 TFSi, equipado com motor a gasolina de 2,0 litros, que debita uma potência de 265 cv e um binário de 370 Nm, encontrando-se associado a um sistema híbrido suave, mas de 12V. A transmissão de sete velocidades distribui a potência pelas quatro rodas, contando com o sistema de tração integral "quattro".

Ligeira atualização de imagem

A Audi renovou o estilo exterior do Q5 Sportback e do SQ5 Sportback TDI à imagem e semelhança dos modelos Q5 e SQ5 de 2021, destacando-se o novo desenho dos grupos óticos e a distinta assinatura das luzes de circulação diurna, juntando-se as entradas de ar maiores que ladeiam a grelha, as novas saias laterais e as luzes OLED na traseira.

A Audi disponibiliza as linhas de equipamento "Advanced" e "S Line", assim como vários níveis de acabamento, incluindo um pacote de estilo preto, associado a uma das 12 cores da carroçaria.

Habitáculo

O interior do Q5 Sportback oferece a terceira geração dos sistema de infoentretenimento (MIB 3), associado a um ecrã tátil de 10,1 polegadas.

O painel de instrumentos "virtual cockpit digital", com ecrã de 12,3 polegadas, também está incluído, juntamente com head-up display, sistema de navegação, volante multifunções, e uma seleção de revestimentos do interior e dos bancos, incluindo pele Nappa. 

Entre as opções disponíveis destaque para o Audi Phone Box, sistema de audio premium Bang & Olufsen, direção dinâmica, enquanto a suspensão pneumática adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente pode ser encomendada como alternativa à suspensão desportiva, que é de série.

Produzido na fábrica de San Jose Chiapa, no México, o Audi Q5 Sportback e SQ5 Sportback TDI já está disponível para encomenda Europa.