Com 907 cv! Audi R8 poderá regressar como híbrido plug-in

A Audi está a preparar o regresso do R8 para 2027. A nova geração do futuro superdesportivo da marca dos quatro anéis será um híbrido plug-in e utilizará o motor V8 twin-turbo do Lamborghini Temerario.

Pouco mais de um ano depois do último R8 ter saído da linha de produção, sabe-se agora que a Audi está a preparar um regresso do seu supercarro, mas como híbrido plug-in.

Segundo a Autocar, a estreia do novo superdesportivo já está a ser prevista para 2027 e o seu desenvolvimento está a decorrer com o apoio do presidente da fabricante alemã, Gernot Döllner.

O novo R8 vai aproveitar a base técnica do Lamborghini Temerario, reacendendo a aliança da marca de Ingolstadt com a sua irmã italiana do Grupo Volkswagen. A parceria entre os dois fabricantes remonta até 2006, quando a Audi entrou, pela primeira vez, no segmento dos supercarros.

Tudo o que já se sabe

A nova geração do R8 deverá utilizar o mesmo motor, chassis e eletrónica do Temerario, o sucessor híbrido do Huracán, lançado no ano passado.

O novo superdesportivo irá dispor de um motor V8 biturbo híbrido plug-in com 4,0 litros de capacidade, de origem Lamborghini, que debita 907 cv de potência combinada (não se sabe o binário máximo combinado, mas só do V8 que são 730 Nm).

Assim sendo, será capaz de cumprir os mesmos 2,7s na aceleração dos 0 aos 100 km/h e atingor os 343 km/h do Temerario. Tornando-se, possivelmente, no Audi de produção mais rápido e potente até à data, uma vez que supera os 857 cv e os 2,8s nos 0 aos 100 km/h do E-tron GT RS.

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Sinal dos tempos

A nova motorização híbrida plug-in marca uma mudança significativa na filosofia do R8, que sempre utilizou motores atmosféricos desde a sua estreia, em 2006.

A adoção de tecnologia híbrida plug-in também irá permitir que a Audi utilize o R8 como montra para os seus esforços de eletrificação, alinhando-se com as estratégias recentes de marcas concorrentes como a Mercedes-AMG e a Porsche.

Segundo a Autocar, a decisão de reavivar o R8 resulta de um acordo alcançado entre a direção da Audi e o Grupo Volkswagen, sobre a forma como a marca poderá fazer a transição para uma gama totalmente elétrica. A fabricante alemã irá prolongar os ciclos de produção de certos modelos com motor de combustão e expandir o número de híbridos plug-in.

A produção da nova geração do superdesportivo deverá ter lugar na fábrica de Böllinger Höfe, na Alemanha, o mesmo local onde foram produzidos os seus antecessores.