Audi R8 vai acabar em grande com lançamento do GT RWD

A Audi vai terminar a produção do supercarro R8 no próximo ano e o modelo final é o GT RWD, que terá uma produção limitada a 333 unidades.

A Audi vai terminar a produção do supercarro R8 no próximo ano, dando seguimento à transformação total da sua gama e à eletrificação da submarca Audi Sport. O modelo final é o GT RWD, que terá uma produção limitada a 333 unidades.

O Audi R8 e o Audi TT (que também vai acabar em 2023) têm tido um papel fulcral para estabelecer a Audi Sport como um concorrente ao nível da BMW M e Mercedes-AMG, disponibilizando modelos de baixo volume mas bastante apetecíveis numa gama que inclui alguns dos melhores automóveis que atualmente estão em comercialização.

O seu desaparecimento tem um impacto significativo devido à raridade dos seus motores. O R8 e o TT RS são os únicos dois carros que ainda estão à venda equipados com motor V10 turbo de cinco cilindros.

Como os seus sucessores serão eletrificados, o Audi R8 GT RWD e o Audi TT RS Iconic Edition, que acabaram de ser apresentados como exclusivas versões comemorativas, entram na fase final da sua carreira.

Motor V8 com 620 cv

O motor de 5,2 litros do Audi R8 GT RWD, partilhado com o Lamborghini Huracán que também deverá sair de cena no próximo ano, viu a potência aumentar de 570 cv para 620 cv, enquanto o peso baixou em 20 kg e a caixa de velocidades foi afinada para assegurar uma maior rapidez nas mudanças. Com estas alterações, o R8 GT RWD consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h e atingir uma velocidade máxima de 320 km/h.

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Além disso está disponível um sistema de controlo da tração traseira que pode ser ajustado em sete níveis para a obtenção do compromisso desejado entre precisão e extravagância.

O chamado modo "Torque Rear Drive" faz a sua estreia no GT, permitindo uma "ligeira escorregadela" no nível um e uma "elevada escorregadela" na posição sete. Também distribui automaticamente a potência no eixo traseiro em função das condições do piso e do cenário de condução, usando dados dos sensores das rodas, do pedal do acelerador, da coluna da direção e da centralina.

Redução de peso

A Audi sublinha que uma redução de aproximadamente 20 kg para 1570 kg em vazio se deve às jantes com menor peso de de 20", aos discos de travão em cerâmica e ao roll-bar dianteiro reforçado com fibra de carbono.

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À semelhança da edição GT da geração anterior, o novo superdesportivo recebe uma pintura mate Suzuka Grey e também se distingue do modelo de série pelos autocolantes pretos, revestimento em carbono, cintos de segurança vermelhos, costuras nos apoios de cabeça em Alcântara e uma placa com o número na consola central. 

Desta edição GT RWD vão ser produzidas apenas 333 unidades e os preços na Alemanha começam nos 225 mil euros. As primeiras unidades chegam aos concessionários em 2023.

Futuro é elétrico

Relativamente ao futuro, o R8 deverá ser substituído por um supercarro elétrico que está a ser projetado para assinalar uma nova era nos automóveis desportivos.

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O novo supercarro elétrico deverá chegar a meio da década, mas os detalhes ainda são escassos. O futuro modelo deverá manter o ADN do R8, a carroçaria coupé e ser mais potente do que qualquer outro modelo da Audi.