Com TT RS de saída dos EUA. Audi confirma que R8 terá sucessor 100% elétrico

A Audi acaba de confirmar que o superdesportivo R8 terá sucessor 100% elétrico. Isto, enquanto nos EUA, o TT RS faz as despedidas.

Depois de muitos rumores e notícias com origem em fontes não-identificadas, eis que a Audi acaba de confirmar, de forma oficial, que o sucessor do actual desportivo R8, será uma proposta 100% elétrico. Isto, ao mesmo tempo que, no patamar imediatamente abaixo, o TT RS despede-se dos EUA com uma última edição Heritage...

Quanto ao anúncio da substituição do superdesportivo R8, por uma nova proposta totalmente nova e 100% elétrica, foi feito pela directora de Marketing de Produto da Audi Sport, Linda Kurz. Isto, ao mesmo tempo que confirmava que, também a divisão de competição da marca dos quatro anéis, se tornará 100% elétrica.

Em declarações à publicação Roadshow, Kurz deixou, contudo, a garantia de que a Audi Sport "vai transformar o segmento R". Ainda que a revolução não chegue já no próximo ano, mas, sim, durante a próxima década.

O Audi R8 deverá dar lugar a um desportivo 100% elétrico
O Audi R8 deverá dar lugar a um desportivo 100% elétrico

Aliás e ainda sobre o tema R8, a mesma responsável deixou a certeza que não será de esperar a chegada de um novo R8, impulsionado por motores elétricos e com bateria. Pelo contrário, o sucessor deverá ser um carro completamente diferente e que, inclusivamente, poderá não ostentar a denominação R8.

LEIA TAMBÉM
Audi R8 com nova geração praticamente confirmada. E elétrica!

Aqui chegados, importa recordar que a Audi já manifestou, por diversas vezes, a sua preocupação com a maturidade da atual tecnologia de baterias. E, em particular, com vista à sua aplicação num desportivo.

Ainda assim, o mais certo é que a tecnologia venha a conhecer fortes avanços nos próximos anos, também graças à diminuição dos custos de produção e aumento da eficácia.

Audi R8
Audi R8

De resto, a Audi já anunciou a intenção de caminhar no sentido da Mobilidade Eléctrica, nomeadamente, oferecendo mais EVs do que propostas com motores de combustão.

TT RS com edição de despedida nos EUA

No entanto e enquanto esse momento não chega, a marca de Ingolstadt vai esgotando as possibilidades nalgumas propostas que fizeram todo o seu percurso a combustão. Como é o caso do desportivo TT, que prepara a sua despedida do outrora importante mercado norte-americano, com uma última edição Heritage.

Assim e também na forma de Model Year 2022, a Audi apresenta uma edição especial com não mais de 50 exemplares e cujas cores vão buscar inspiração ao Audi Quattro original.

O Audi TT RS Heritage Edition nas suas várias tonalidades
O Audi TT RS Heritage Edition nas suas várias tonalidades

Ainda entre as novidades, a presença, no equipamento de série, de soluções como as jantes de cinco raios e 20" com acabamento em antracite bicolor, capas dos retrovisores com acabamento em alumínio e sistema de escape desportivo com ponteiras ovais negras. Sendo que, a asa traseira que faz parte TT RS standard, deixa de marcar presença.

Passando ao habitáculo, volante e manche da caixa de velocidades com revestimento em Alcantara, além da presença do logótipo RS nos tapetes e do emblema 'Heritage Edition' na parte inferior das janelas laterais traseiras, do lado do passageiro. O qual inclui não só a ordem de entrada em acção dos cinco cilindros que compõem a motor - "1-2-4-5-3" -, como também a designação Quattro.

O TT RS Heritage Edition mantém o cinco cilindros 2,5 litros turbo de 400 cv
O TT RS Heritage Edition mantém o cinco cilindros 2,5 litros turbo de 400 cv

Aliás e como propulsor, esta nova edição especial é proposta, exclusivamente, com o já famoso cinco cilindros 2,5 litros turbo, a debitar 400 cv de potência e 480 Nm de binário. E que, conjugado com uma caixa automática de sete velocidades, além de um sistema de tracção às quatro rodas, consegue assegurar acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Assim como atingir uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h.

Audi TT também em risco de descontinuação?

A terminar, referir, apenas, que, embora a versão TT RS esteja a despedir-se do mercado norte-americano, as restantes versões menos radicais - TT e TTS - continuarão a ser comercializadas, em 2022. Isto, apesar dos rumores segundo os quais o modelo será descontinuado no final desta geração e que, a haver um sucessor, será um crossover 100% elétrico.

Resta aguardar...