Depois das notícias que davam conta da morte do modelo, em resultado das emissões, eis que o responsável máximo da Audi Sport acaba, agora, de, praticamente, confirmar… o contrário. Afinal, o Audi R8 pode mesmo vir a conhecer nova geração, eletrificada!
A possibilidade foi admitida por Oliver Hoffmann, director-executivo da Audi Sport, em entrevista à revista britânica Top Gear. Deixando como, praticamente certa, a continuidade do R8, através de uma terceira geração.
"Ainda não existe qualquer decisão definitiva, relativamente à tecnologia e plataforma da próxima geração do R8. No entanto, temos consciência de que vamos ter de cumprir as novas normas em vigor, a nível mundial. Pelo que, o próximo carro, terá, forçosamente, de ter uma componente elétrica", afirmou Hoffmann.
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Mais potência com as mesmas emissões
De resto, com o recurso à eletrificação, a Audi poderá, inclusivamente, aumentar a potência anunciada no próximo R8. E, sem que isso signifique qualquer penalização acrescida, em termos de emissões.
Contudo e tratando-se de um superdesportivo, os técnicos de Ingolstadt terão, também, de analisar o aumento do peso, resultante da adopção de baterias e motores elétricos, de forma a garantirem, não só a maior contenção possível no peso, como o maior equilíbrio.
Sonoridade também acautelada
Quanto à queixa muitas vezes feita pelos adeptos dos desportivos, de que, com a eletrificação, desaparece a sonoridade, e consequentemente a emotividade, o responsável máximo da Audi Sport garante que a marca dos quatro anéis também levará isso em conta.
"Temos estado a trabalhar de forma muito intensa, no sentido de conseguir obter uma sonoridade elétrica muito particular. Sendo que, a solução mais óbvia, é, por exemplo, reproduzir o barulho do motor de combustão", afirmou Hoffmann.
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"No entanto, não nos parece que possa ser a melhor resposta", acrescenta, defendendo que, "na minha opinião pessoal, acabaremos por ter, no futuro, uma sonoridade específica nos veículos elétricos, com diferenças entre as várias marcas".
Um defensor (assumido) do V10
Ainda neste domínio, importa recordar que Oliver Hoffmann terá sido um dos responsáveis, dentro da Audi, que mais se bateu pela manutenção do tradicional V10, naquela que será a terceira geração do Audi R8.
Por outro lado, a opção por uma motorização híbrida, como forma de baixar as emissões, poderá não ser suficiente para, por exemplo, justificar a manutenção de uma linha de produção exclusiva, em Böllinger Höffe, Neckarsulm, na Alemanha. Até porque as vendas R8 continuam a cair, um pouco por todo o mundo…