Esta efeméride foi atingida por um Q5 produzido no México. Aquele que é, provavelmente, o mais famoso sistema de tração integral do planeta, o Audi Quattro, acaba de atingir mais um registo histórico, superando agora os 8 milhões de automóveis equipados com esta tecnologia. O modelo em causa foi um Audi Q5, mas a marca destaca como desde 1980 ele já foi disponibilizado em mais de 100 modelos, sendo garantia de maior segurança e diversão ao volante para muitos automobilistas, mesmo na condução sobre neve e gelo. Surgindo de origem nos modelos AllRoad (A4 e A6), no Q7, no A8, R8 e todos os desportivos com as siglas "S" e "RS", o fabricante de Ingolstadt confirma ainda a atratividade que este sistema tem junto dos seus clientes, já que 44% dos automóveis comercializados em 2015 com o emblema dos quatro anéis na dianteira vinham equipados com a tecnologia Quattro. A marca destaca ainda a adaptabilidade deste sistema de tração integral, explicando que ele é personalizado tendo em conta as características de cada modelo. Foi ainda recordada a evolução que tem vindo a aperfeiçoar o sistema Quattro, com a mais recente inovação a ser a sua combinação com a tecnologia de redução de consumos "Ultra". Como é explicado pelo fabricante germânico, nestas situações os automóveis enviam de origem toda a potência e binário para o eixo dianteiro, mas com a capacidade para fazer a repartição entre as quatro rodas sempre que o veículo reconheça a passagem por locais com aderência mais reduzida. É impossível evocar do sistema de tração integral da Audi sem falar no modelo que esteve na sua origem e lhe deu nome, precisamente o Audi Quattro de 1980. Lançado com este mito automóvel durante o Salão de Genebra de 1980, a marca recorda que esta foi a primeira solução de tração integral suficientemente leve e eficaz para ser utilizado em modelos com grandes volumes de produção. Desde então o Quattro tem vindo a ser progressivamente otimizado, e em 1986 surgiu um diferencial Torsen para a distribuição variável do binário. Mais recentemente novos avanços permitiram a distribuição assimétrica e dinâmica da potência e binário. Também no mundo do desporto o quattro tem vindo a demonstrar as suas capacidades, como é exemplificado pelos quatro títulos mundiais de rallies alcançados por modelos com este sistema. Juntam-se também neste palmarés os seis triunfos em Pikes Peak e também dois ceptros do DTM. A última demonstração da mestria do sistema Quattro surgiu em novembro, quando Matthias Ekstrom ergueu os títulos de pilotos e de equipas do Mundial de Rallycross com o seu Audi S1 EKS RX quattro.