A gama da Audi vai receber quatro novos modelos em 2021, desde as versões desportivas do novo Audi A3 - S3 Sportback e S3 Sedan e RS3 - até aos elétricos Q4 Sportback e-tron e e-tron GT.
No próximo ano chegam quatro novos modelos da Audi que, segundo os nossos colegas da Autobild, se revestem de uma elevada importância para a marca dos quatro anéis.
As novas propostas compreendem duas das tendências atuais da Audi: o espírito desportivo e a eletrificação.
Audi S3
A quarta geração do Audi A3 foi apresentada em março e um mês depois era revelado o Audi A3 Sedan. A gama ficou, assim, completa em termos de oferta de carroçarias, mas ainda faltam chegar algumas versões e motorizações.
O portefólio vai ser enriquecido com os novos Audi S3 Sportback e S3 Sedan, equipados com uma motorização de 310 cv para reforçar o cariz desportivo desta gama.
Audi RS3
A oferta desportiva da gama Audi A3 não se limita aos S3 Sportback e S3 Sedan, pois também vai contar com o novo RS 3 Sportback, que já foi apanhado camuflado em Nurburgring.
As expetativas para este compacto são muito elevadas, pois foi projetado para ser um concorrente direto daquele que é considerado o melhor compacto de produção do mundo, o Mercedes-AMG A 45 S.
Tal como o Mercedes-AMG, o novo RS3 será proposto em duas versões: standard e performance. Tudo aponta que vai receber o mesmo motor 2.5 TFSI de cinco cilindros da geração anterior, mas a potência na versão Performance deverá subir para os 450 cv.
LEIA TAMBÉM
Audi Sport. Futuros modelos RS vão ser eletrificados
Correm rumores que este Audi terá um modo drift nesta variante, associado a uma transmissão de sete velocidades de dupla embraiagem e a um sistema de tração integral Quattro.
A versão base do RS3 deverá disponibilizar uma potência de 420 cv e um binário de 500 Nm, valores mais que suficientes para se bater com o A 45 S e deixar para trás o A 45 de acesso à gama. Também terá caixa automática e tração integral quattro.
Audi Q4 Sportback e-tron
A versão de produção do Audi Q4 Sportback e-tron concept vai ser o sétimo modelo elétrico da marca dos quatro anéis.
O seu sistema de propulsão antecipa como serão as versões superiores, incluindo dois motores elétricos, um no eixo traseiro com 204 cv e 310 NM e outro no dianteiro com 102 cv e 150 Nm. A potência combinada anunciada é de 306 cv.
Aqueles dois motores são alimentados por uma bateria de 82 kWh que a plataforma modular de eletrificação (MEB) permite alojar no piso. Com este conjunto, o Audi Q4 Sportback e-tron acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.
A autonomia anunciada pela marca é de 450 km em ciclo WLTP. Também haverá uma variante de tração traseira que deverá oferecer uma autonomia de 500 km.
Audi e-tron GT
O primo do Porsche Taycan e do Tesla Model S chama-se Audi e-tron GT e apesar de ter quase o mesmo nome que o SUV elétrico da marca dos quatro anéis, as semelhanças ficam por aí.
Relativamente à mecânica, a Audi foi parca em informações oficiais relativas ao sistema de propulsão definitivo.
Com base nos dados do Concept, a potência seria de 590 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. É igualmente possível que disponibilize vários níveis de potência como o Taycan, agrupadas sob as siglas desportivas S e RS.
A bateria de 90 kWh permitiria oferecer uma autonomia de 400 quilómetros e a recuperação de 80% da capacidade em 20 minutos. No que se refere ao preço, o valor estimado é superior a 80 mil euros.