Um design expressivo e nova tecnologia de iluminação são os principais destaques dos novos Audi Q8 e SQ8 que chegam no início de 2024. O equipamento deste SUV-Coupé topo de gama também teve uma atualização.
Design mais elegante e nova tecnologia de iluminação estão entre as principais novidades introduzidas pela Audi nos modelos Q8 e SQ8, para garantirem uma imagem mais expressiva, dinâmica e apelativa.
A Audi diz que minimizou os elementos decorativos, que apresentam linhas ainda mais puristas, para distinguir de uma forma clara e visível o nível de equipamento base, S line e do SQ8.
A proteção inferior do para-choques, o friso de proteção das portas e o difusor na linha base, são apresentados em cores contrastantes que sublinham uma aparência off-road robusta.
Por outro lado, toda a gama Audi Q8 passa a contar com um sistema de escape com qualidade premium, com ponteiras visualmente atraentes. Alinhado ainda mais com o SQ8 TFSI, a linha S line destaca-se com as entradas de ar laterais claramente acentuadas no para-choques dianteiro.
Pela primeira vez, a Audi disponibiliza opcionalmente faróis HD Matrix LED, com laser no seu SUV-Coupé topo de gama. Estes faróis incluem luzes diurnas digitais e assinaturas de luz selecionáveis. As luzes traseiras OLED digitais com quatro assinaturas, completam a vasta gama de luzes. A nova oferta de jantes, cores exteriores, inserções decorativas e bancos com costuras em contraste, realçam ainda mais o novo Q8 entre os modelos Q.
Para sublinhar mais o carácter do Q8, estão disponíveis três novos tipos de cores exteriores metalizadas: Sakhir Gold (nas fotos), Azul Ascari e Vermelho Chili. Para a gama de jantes, estão disponíveis cinco novos designs, com tamanhos que variam de 21 a 23 polegadas.
Habitáculo respira qualidade
O interior também foi revisto pela Audi. As costuras dos bancos em cinza contrastante são de série na linha base. Além disso estão ainda disponíveis nove inserções decorativas, como por exemplo o cinzento prata natural para a linha base, o carbono twill mate ou alumínio prata para o Q8 com o pacote desportivo S line, bem como para o TFSI SQ8.
No que se refere aos sistemas de assistência, o painel de instrumentos recebeu algumas modificações, já que o virtual cockpit da Audi passa a apresentar online o aviso de mudança de faixa, o aviso de distância para outras viaturas que circulam na via (camiões, automóveis e motociclos), a assistência em cruzamentos e a informação sobre semáforos com uma impressionante qualidade Full HD.
Para além d novo ecrã, a atualização do Q8 também amplia o seu equipamento de série: câmara de visão traseira, assistente de estacionamento e de máximos, entre outros.
Motores V6 diesel e PHEV
No capítulo mecânico, a gama começa com o 50 TDI quattro, com 286 cv e 600 Nm de binário, permitindo ao Q8 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos. A oferta compreende igualmente duas opções PHEV: a 55 TFSIe com 394 cv e o 60 TFSIe com 490 cv. O lançamento destas motorizações está previsto para o segundo trimestre de 2024.
Todos os motores V6 do Audi Q8 estão associados ao pelo sistema tiptronic de oito velocidades, que distribui a potência pelas quatro rodas através do sistema de tração permanente quattro às quatro rodas. Os motores possuem tecnologia mild hybrid, que, segundo a Audi, garante uma redução no consumo de combustível de até 0,5 litros por 100 quilómetros percorridos. Os componentes do mesmo incluem uma bateria
de iões de lítio e um alternador de correia de arranque (BAS) que fornece energia ao sistema elétrico principal de 48V do SUV coupé. Ao desacelerar, o BAS recupera até oito kW, que alimenta a bateria. Entre os 55 e os 160 km/h, o Q8 pode desacelerar com o motor desligado até 40 segundos quando o condutor tira o pé do acelerador. Depois de travar, o BAS reinicia os seis cilindros de forma rápida e muito conveniente. O start-stop começa a partir dos 22 km/h.
SQ8 é o (mais) desportivo da gama
A versão mais desportiva assenta do SQ8 TFSI, que se distingue pelo spoiler redesenhado no para-choques dianteiro, bem como uma proteção inferior de aparência desportiva à frente e um expressivo difusor na traseira. A grelha Singleframe, destaca-se com as linhas verticais em forma de L e um design em favo de mel, bem coma as entradas de ar de maior dimensão.
No capítulo mecânico conta com um motor 4.0 TFSI com 507 cv de potênciae 770 Nm de binário, com sistema tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro. Com este motor, o SQ8 TFSI acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima controlada eletronicamente de 250 km/h.
O lançamento do Audi Q8 50 TDI e SQ8 - com um design renovado, tecnologia de iluminação inovadora e maior gama de equipamento – está previsto para janeiro de 2024. As motorizações PHEV serão lançadas posteriormente, a partir do segundo trimestre de 2024.