Em fevereiro próximo chega o novo Audi e-tron, agora a incluir "Q8" na designação. Trata-se na verdade de uma remodelação do e-tron, mas que abre novo capítulo na arrumação de toda a gama Audi.
Tal como a Mercedes tem os "EQ" e a BMW os "i", a designação "e-tron" passa a identificar os elétricos puros da Audi. Nada melhor, portanto, do que aproveitar a renovação do primeiro e-tron para dar início a esta arrumação de gama.
Tratando-se de um SUV, este assume também a designação Q8, já que é esse o seu posicionamento. Haverá ainda um Q6 e-tron (SUV B), a ocupar o espaço entre este Q8 e-tron (SUV C) e ao Q4 e-tron (SUV A). Ou seja, a Audi terá uma gama inteira de SUVs elétricos já a arrancar em 2023 e até 2024.
E para além do termo "e-tron", os elétricos puros também se vão distinguir dos não-elétricos pelo número: par para os e-tron e ímpar para os restantes. Ou seja, o atual Q8 continua (com os mesmos motores térmicos) mas só até à nova gama, que se chamará portanto Q7.
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E ainda não acabou: as designações numéricas referentes à versão também têm o seu código próprio. No caso do novo Q8 e-tron teremos o 50, que se chama assim porque a sua autonomia real rondará os 500 km, enquanto a versão 55 rondará os 550 km (pode chegar aos 600 km).
No topo estará o S, com um pouco menos de autonomia devido ao nível de performance superior, proporcionado pelos seus três motores, dois deles no eixo traseiro.
Mais imagens abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022Galeria_diagotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022Galeria_frtelateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022Galeria_tras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022Galeria_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022Galeria_lateral.jpg]Todos estes "códigos" se inserem numa estratégia maior: a Audi quer elevar o seu posicionamento. Será uma marca mais premium, mais cara, mais distanciada das restantes no seio do grupo VW, mais luxuosa nos conteúdos, mais comprometida com a Porsche a nível tecnológico (com a qual partilhará inclusivamente uma nova plataforma). É nesta orientação que o Q8 e-tron dá o pontapé de saída.
Mais potência e autonomia
O habitáculo pouco ou nada se altera, apenas nos estofos e acabamentos. As dimensões exteriores também se mantêm. Já o design mereceu uma importante renovação, principalmente no que toca à assinatura luminosa, mais sofisticada.
Conheça os interiores abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022GaleriaInteriores_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022GaleriaInteriores_consolacentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AudiQ8etronAprs2022GaleriaInteriores_acessoprojecção.jpg]Os faróis de matriz LED digital são um salto em frente, capazes de projetar gráficos na estrada, com setas de orientação e alertas de perigo, por exemplo. Toda a frente do Q8 e-tron está mais aerodinâmica, com vista a uma maior eficiência. Mas neste capítulo é a parte tecnológica que fornece os maiores ganhos.
Os motores elétricos receberam mais bobinagem no estator, para um aumento do torque com menos corrente elétrica, enquanto as baterias ganharam capacidade.
A versão base 50 mantém os 71 kWh da gama anterior, mas as versões 55 e S passam a ter 114 kWh em vez dos anteriores 95. Marca anuncia ainda ganhos de 20 kW de potência.
A dinâmica sai mais refinada com a nova programação da suspensão pneumática, que recebe ainda novos braços.
Para Janeiro de 2023
O Audi Q8 e-tron é fabricado na Bélgica o que, segundo a marca, poderá garantir melhor resposta às encomendas, que arrancam já em janeiro.