Aproveitando a chegada do Dakar 2024, a Audi acaba de dar a conhecer uma edição muito especial do seu SUV elétrico maior, o Q8 e-tron, com ambições de aventuras mais agrestes fora de estrada. O nome? Audi Q8 e-tron 'edition Dakar'. Já disponível para encomenda, a TURBO diz-lhe quando chega e com que preço!
Série especial que procura resgatar muita da imagem e postura afirmada pelos veículos que participam no rali mais exigente do mundo, o Rali Dakar, o Audi Q8 e-tron 'edition Dakar' vai buscar também inspiração ao RS Q e-tron, o protótipo de competição com sistema de propulsão elétrica e conversor de energia que a marca de Ingolstadt desenvolveu, especificamente, para esta prova de resistência.

Partindo de um Q8 e-tron quattro 55 Advanced, a Audi equipou a edição especial e com produção limitada a apenas 500 unidades para todo o mundo com uma grelha Singleframe na mesma cor da carroçaria, a qual tanto pode ser em Bege Siam metalizado, como em Preto Mythos metalizado ou Cinzento Magnet metalizado, abarcando, inclusivamente, os aros das rodas mais largos, sob os quais figuram pneus todo-o-terreno General Grabber AT3. Solução escolhida para esta edição em particular, com a Audi a incluir, não um, mas dois conjuntos de pneus, para um maior descanso dos clientes.
LEIA TAMBÉM
Apontando ao BMW Série 5. Futuro Audi A7 vai substituir A6 Avant como carrinha
Opcionalmente, o modelo pode receber um conjunto de autocolantes exclusivos, inspirados na decoração do RS Q e-tron, sendo que, apenas com a cor Preto Mythos, surge um embelezamento parcial, com a numeração da série especial em letras foscas aplicadas no pilar lateral traseiro.
Mais 31 mm de distância ao solo
Igualmente perceptível do exterior, o aumento da distância ao solo em mais 31 mm (237 mm), graças a uma suspensão pneumática autoregulável que também consegue diminuir esta mesma distância, em função da velocidade: menos 15 mm a 85 km/h, menos 17 mm quando a 100 km/h, menos 13 mm a partir do momento em que o veículo atinge os 120 km/h.

No entanto e por se tratar de uma proposta para utilização quotidiana e não propriamente para a competição, a opção por um equipamento de série particularmente enriquecido, a começar na iluminação dianteira e traseira Matrix LED, à qual se juntam os conhecidos atributos da linha de equipamento S line. Incluindo, os bancos desportivos revestidos a microfibra Dinamica e pele artificial, assim como o volante desportivo multifunções em pele, revestimento do tejadiljho em preto, pedais em aço inoxidável e apoio de braços central.
A complementar o painel de instrumentos digital, a presença de um head-up display, além da disponibilização, no sistema operativo MMI, de informações dedicadas ao todo-o-terreno, como é o caso do ângulo de inclinação do veículo, e de imagens de fundo específicas, num total de três cenários (tempestade de deserto, rastos de pneus e paisagem de dunas), e que foram criadas especificamente para este Q8 e-tron edition Dakar. Sendo que, do equipamento de série, fazem também parte os pacotes de assistência City e Tour, além do pacote de arrumação interior e abertura elétrica da bagageira.

Já a pensar mais nos momentos de off-road, revestimentos robustos na bagageira, além dos tapetes com a inscrição edition, mas, principalmente, barras de tejadilho com capacidade para suportar até 40 kg de carga, bolsa e correias para fixar acessórios.
Propulsão elétrica sem alterações
Sem alterações em termos de trem de força, o Audi Q8 e-tron edition Dakar mantém o sistema de propulsão exclusivamente elétrico composto por dois motores, a garantirem tracção às quatro rodas, mas também uma potência máxima de 408 cv em modo boost e um binário de 664 Nm. Dados que, em conjunto com uma bateria de 106 kWh de capacidade útil, permitem a este SUV zero emissões acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9s, já com os pneus General Grabber AT3 (5,8s com os pneumáticos de série), mantendo como velocidade máxima limitada os 200 km/h.

Quanto à autonomia, a Audi avança um valor máximo de 487 quilómetros WLTP.
A rondar os 140 mil euros
Já disponível por encomenda, mas apenas até 31 de janeiro de 2024, o Audi Q8 e-tron edition Dakar deverá ostentar, em Portugal, um preço a rondar os 140 mil euros em Portugal, apurou a TURBO junto de fonte da marca.
Quanto à entrega das primeiras unidades, a mesma fonte avançou à TURBO que dependerá, em grande medida, do momento da encomenda, assim como da alocação da produção, sendo que a previsão é de que os primeiros carros possam ser entregues entre abril e junho de 2024. Ou seja, durante o segundo trimestre deste ano.
[ngg src="galleries" ids="9" display="basic_slideshow"]