Primeiro Audi baseado na nova plataforma PPE do Volkswagen Group, o Q6 e-tron acaba de ser oficialmente desvendado, com muito estilo, ainda mais tecnologia e digitalização, mas, principalmente, uma autonomia acima dos 780 km. Além de uma aceleração 0-100 km/h em 4,3s, isto no caso do desportivo SQ6 com 517 cv potência.
Anunciado, pelo próprio CEO da Audi, Gernot Döllner, como "o próximo salto tecnológico na mobilidade elétrica premium", o Audi Q6 e-tron destaca-se, desde logo, por ser o primeiro modelo de produção da marca de Ingolstadt a assentar na nova Premium Platform Electric (PPE), assim como o primeiro a utilizar a nova arquitectura eletrónica E3 1.2. Soluções com as quais promete não apenas performance elétrica, mas também autonomia e uma capacidade de carregamento capaz de e graças à nova tecnologia de 800V, suportar potências de até 270 kW!
Aliás e ainda sobre os carregamentos, a Audi garante, desde já, que, com esta nova tecnologia, o Q6 e-tron será capaz de repor energia para até 255 km, com apenas 10 minutos de ligação a uma estação de carregamento HPC (High Power Charging). Assim como passar de 10 para 80% de carga nas baterias, com apenas 21 minutos de ligação à tomada.
De resto e igualmente a beneficiar o novo crossover elétrico de Ingolstadt, o facto deste conseguir, mesmo quando em estações de carregamento de 400V, realizar o correspondente a um carregamento de 800V. Como? Carregando, em simultâneo, duas zonas distintas da bateria de 100 kWh (94,9 kWh úteis), cada uma, a uma potência máxima de 400V.
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Finalmente, o Q6 e-tron também estará apto para recorrer a tomadas AC de 11 kW, até porque, embora possam não ser suficientes para repor totalmente as necessidades, num curto espaço de tempo, este Audi conta com um evoluído sistema de regeneração, capaz de colmatar os gastos feitos em cerca de 95% das situações, conseguindo repor até 220 kW.
Com até 517 cv de potência… ou 784 km de autonomia
A par das conquistas em termos de carregamento, o crossover 100% elétrico alemão anuncia a estreia com duas versões de tracção integral (quattro), ou seja, equipadas com dois motores elétricos, a garantir, no caso da variante menos potente, com 387 cv, não somente uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9s e um consumo combinado entre os 19,4 e os 17,0 kWh/100 km WLTP, como também uma velocidade máxima anunciada de 210 km/h.
Já a versão mais potente, SQ6 e-tron, com 517 cv em modo Overboost, promete os 0-100 km/h em 4,3s, consumos entre os 18,4e os 17,5 kWh/100 km WLTP e uma velocidade máxima de 230 km/h.
Lá mais para a frente, a marca alemã promete introduzir a versão base Q6, a qual, com tracção apenas traseira, aposta, principalmente, na autonomia, anunciando até 784 km com uma só carga de bateria.
Premium também no espaço
Apontado ao segmento médio premium, graças também a um comprimento de 4,77 metros, uma largura de 1,99 m e uma altura de 1,64 m, o Q6 e-tron anuncia não somente uma aparência marcante e desportiva, da qual faz parte uma grelha Singleframe totalmente fechada, entradas de ar de forma tridimensional e a primeira assinatura de luz digital ativa do mundo colocada numa posição elevada, como também um interior que, aproveitando os 2,89 mede distância entre eixos, promete espaço suficiente para cinco ocupantes (ao meio e atrás, não existe túnel de transmissão) e respectiva bagagem. Isto, com uma bagageira de 526 litros de capacidade, mas que também pode chegar aos 1.529 l, mediante o rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos traseiros.
Já debaixo do capot dianteiro, mais um espaço de arrumação, capaz de albergar, com os seus 64 litros, malas mais pequenas de viagem.
Ainda no habitáculo, a promessa de um ambiente claramente orientado para as necessidades do utilizador, revestido a materiais que procuram ajudar a marcar as diferenças de design entre as várias áreas interiores do veículo (superfícies macias nas áreas orientadas para o conforto, preto brilhante de alta qualidade nas áreas de controlo), assim como de inúmeras soluções digitais e conectadas, baseadas na nova arquitetura eletrónica E3 1.2. Esta última, baseada em cinco computadores de alta performance (HCP), que controlam todas as funções do veiculo, desde o infotainment até à condução semiautónoma.
Com um ecrã panorâmico Audi MMI de tecnologia OLED, que engloba o Audi Virtual Cockpit de 11,9" e o ecrã táctil MMI de 14,5", podendo ainda receber um opcional ecrã de passageiro MMI de 10,9", além de um head-up display de realidade aumentada, o Q6 e-tron estreia aquilo que a marca chama de Digital Stage. Somando-lhe, em seguida, o assistente de voz inteligente Audi Assistant, com suporte de Inteligência Artificial, através do qual é possível controlar várias funções do veículo.
Já o sistema de infotainment, estreia um novo sistema operativo Android Automotive OS, o qual mantém o conteúdo sempre atualizado, graças às atualizações over-the-air.
Segurança garantida
Num SUV a prometer dinâmica afinada, graças às inovações aplicadas no chassis e direcção, a promessa, ainda, de sistemas de assistência à condução de vanguarda, baseados em sensores de radar, câmara frontal e sensores ultrassónicos, para garantir, entre outras mais-valias, assistência ao estacionamento traseiro, controlo de velocidade de cruzeiro, aviso de saída da faixa de rodagem, assistência à eficiência, assistência ativa dianteira e um sistema de aviso de distração e sonolência.
Como sistema de som de topo, um opcional Bang & Olufsen Premium, com um amplificador altamente eficiente, conjugado com 20 altifalantes com 830W de potência, a permitir, entre outras novidades, zonas de som no habitáculo.
Ainda sem preços
Produzido em Ingolstadt, o novo Audi Q6 e-tron e SQ6 e-tron ainda não tem preços oficialmente anunciados para o mercado nacional, embora tudo aponte para que possa entrar em comercialização até ao próximo verão.