Lançado que está o primeiro Grand Turismo 100% elétrico a chegar ao mercado, o e-tron GT, a Audi está já a preparar o seu próximo SUV zero emissões, o qual, confirmou o CEO da marca dos quatro anéis, adoptará a designação Q6 e-tron e chegará ao mercado já em 2022.
A notícia foi avançada pela britânica Auto Express, citando declarações proferidas pelo CEO da Audi, Markus Duesmann, durante a Conferência Anual da marca de Ingolstadt.
Segundo este mesmo responsável, o novo modelo 100% elétrico será desenvolvido em conjunto com a Porsche, com base na mesma plataforma PPE utilizada no e-tron GT e no Porsche Taycan.
Quanto à montagem deste novo SUV, Duesmann avançou que terá lugar na sede da marca dos quatro anéis, em Ingolstad, local que o fabricante está já a converter numa unidade de produção de veículos elétricos. Sendo que, nas imediações da linha de montagem, será também erigida uma unidade de montagem de baterias, para os veículos elétricos a produzir no local.
No entanto, este novo Q6 e-tron também partilhará muitos componentes com o futuro Porsche Macan elétrico, tal como, de resto, já acontece entre o e-tron GT e o Porsche Taycan.
LEIA TAMBÉM
Audi e-tron GT. O mais evoluído de sempre
Em termos de posicionamento, o novo SUV deverá situar-se entre o Q4 e-tron e o SUV e-tron.
Face ao Q4 e-tron, o qual tem, de resto, uma outra base, mais concretamente a plataforma para veículos elétricos da Volkswagen MEB, este novo Q6 será uma proposta mais luxuosa. Suplantada, apenas pelo SUV e-tron, o qual será produzido tendo por base uma versão modificada da atual plataforma MLB.
Quanto à arquitectura Premium Platform Electric (PPE), é garantia, hoje em dia e no caso do Porsche Taycan base, de uma autonomia mínima de 354 quilómetros, ao passo que, no e-tron GT, o valor mínimo prometido situa-se acima dos 400 quilómetros.
Graças à utilização desta plataforma, também o futuro Q6 admitirá, a exemplo dos dois anteriores, potência de carregamento até 800V.
Finalmente e quanto às dimensões exteriores, as informações já conhecidas apontam para que o modelo exiba uma carroçaria com proporções semelhantes às do Audi Q5, modelo que, recorde-se, é também uma das propostas best-seller da marca de Ingolstadt. O que faz antever que a variante elétrica também possa vir a posicionar-se como um dos modelos elétricos de maior receptividade, entre aquele que é o line-up zero emissões do fabricante.