Com a Europa já a viajar a bordo do Q4 e-tron, a Audi acaba de dar a conhecer o Q5 e-tron. Tal como o próprio nome indica, a versão 100% elétrica do popular SUV médio da marca de Ingolstadt, embora e neste caso, destinado apenas e só ao mercado chinês.
Desvendado no Salão Automóvel de Guangzhou, atualmente a decorrer, o Audi Q5 e-tron apresenta-se como a versão de produção do Audi Concept Shanghai mostrado pela marca alemã em Abril último.
Com produção entregue àquela que é joint-venture do grupo Volkswagen para a China, a SAIC-Volkswagen, este novo elétrico da Audi tem por base a mesma plataforma MEB que, de resto, já serve de base ao europeu Audi Q4 e-tron, assim como ao Skoda Enyaq, além de vários outros elétricos do grupo automóvel de Wolfsburgo.
Quanto à componente mecânica deste Q5 e-tron, as informações divulgadas revelam que é a mesma de outro EV destinado ao mercado chinês, o Volkswagen ID.6, ou seja, três tipos diferentes de bateria, acompanhadas, tanto por sistemas de propulsão de apenas um motor elétrico, como com dois.
LEIA TAMBÉM
A anunciar 700 km de autonomia. Audi desvenda A6 e-tron Concept
Assim e como versão de entrada, o Q5 35 e-tron, sinónimo de uma bateria de 63,2 kWh e de um só motor elétrico, colocado sobre o eixo traseiro, e a debitar 176 cv de potência, além de a prometer uma autonomia de 420 quilómetros, a que se junta, depois, uma versão intermédia, Q5 40 e-tron, versão igualmente com apenas um só motor no eixo traseiro, a anunciar 200 cv de potência, e a recorrer a uma bateria de 83,4 kWh, capaz de garantir uma autonomia de 560 quilómetros.
Finalmente e como versão de topo, o Q5 50 e-tron, proposta equipada com a mesma bateria de 83,4 kWh, mas que, devido à presença de dois motores elétricos, a garantirem uma potência combinada de 301 cv e tracção integral permanente, anuncia uma autonomia de "apenas" 520 quilómetros.
Passando à estética e conforme as fotos demonstram, um design muito parecido ao do Q4 e-tron comercializado na Europa, embora com o modelo a anunciar quase 30 cm mais de comprimento. E que lhe permitem, por exemplo, a inclusão de uma terceira fila de bancos.
De resto e além de uma lotação máxima de sete lugares, o Q5 e-tron chinês também pode trocar a fila do meio por duas poltronas individuais.
Para a Europa? Vem o Q6 e-tron!…
Contudo, também importa referir que os europeus não têm razão para se sentir menorizados. Isto porque a Audi anunciou, entretanto, a intenção de "compensar" a Europa com o lançamento de um maior e mais luxuoso Q6 e-tron, já em 2022.
Concebido com base na mais evoluída plataforma PPE, desenvolvida pela Audi em cooperação com a Porsche, este novo veículo elétrico é, também, anunciado, como um modelo irmão do futuro Porsche Macan EV.