A moda dos SUV coupé chegou aos elétricos com a apresentação do Audi Q4 Sportback e-tron concept. Esta ainda não é a versão final de produção, mas anda lá perto. Pelo menos foi o que garantiram os técnicos da Audi durante a apresentação virtual
Depois de dar os primeiros passos nos automóveis elétricos de produção, com o E-tron, logo seguido pelo E-tron sportback, a Audi aponta baterias ao segmento inferior. Os primeiros vislumbres do futuro modelo elétrico para o segmento compacto aconteceram durante aquela que poderá ter sido a última edição do Salão de Genebra, em março de 2019.
Apresentado como Audi Q4 e-tron concept, o modelo desenvolvido sobre a arquitetura elétrica para o segmento compacto do Grupo VW mede 4,60 metros, menos 30 cm que o E-tron original. Mais importante, a bateria de 82 kWh garante 450 km de autonomia. Números que não sofrem alterações com o novo Audi Q4 Sportback e-tron concept.
LEIA TAMBÉM
Audi e-tron S. Cuidado, porque este elétrico também sabe driftar!
Com 306 cv e um motor em cada eixo, o Audi Q4 Sportback e-tron concept acelera até aos 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima está eletronicamente limitada aos 180 km/h. Na calha está uma versão com tração traseira. Os pormenores são ainda mais evasivos, mas deverá ter bateria de menor capacidade que, por ser mais leve, pode aumentar a autonomia.
Versão final
"As imagens apresentadas estão muito próximas da versão final de produção", garantiram os técnicos da Audi. A falta de puxadores nas portas é um dos poucos pormenores que falta acertar. Assim, a imagem é marcada uma linha de cintura elevada, acentuada pela curva pronunciada do tejadilho.
As rodas foram puxadas para os extremos da carroçaria. Uma opção estática que permite ao Audi Q4 Sportback e-tron concept apresentar uma distância entre eixos de 2,77 metros. Valor que, garantem os responsáveis da Audi, coloca a habitabilidade ao nível do segmento superior. Esperam-se mais novidade à medida que a data de lançamento, meados de 2021, se aproxima.