A Audi decidiu responder ao Tesla Model Y com uma atualização do seu SUV elétrico Q4 e-tron que oferece uma maior potência, carregamentos mais rápidos, sons falsos e uma suspensão rebaixada.
O Telsa Model Y tem dominado as vendas de SUV elétricos em todo o mundo e a Audi decidiu passar ao contra-ataque com a atualização do Q4 e-tron, incluindo a versão Sportback. Entre as principais novidades incluem-se uma maior potência, tempos de carregamento menores e equipamento adicional.
Com a introdução de um novo motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo traseiro, a versão de entrada do Q4 e-tron (45) dispõe de uma potência de 286 cv e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, enquanto a variante de tração integral melhora esse registo em 0,1 segundos. O topo de gama é o Q4 55 e-tron Quattro, com 340 cv e capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.
O Q4 e-tron está equipado com uma bateria de 77 kWh, mas existe uma diferença nos carregadores de bordo das versões de tração traseira e integral. Enquanto os primeiros podem receber carregamentos rápidos com potência de até 135 kW, os segundos estão preparados para carregamentos até 175 kW, permitindo recuperar a capacidade dos 10% aos 80% em 28 minutos.
Som sintético
Por outro lado, a versão 45 e-tron de tração traseira proporciona a maior autonomia, que pode chegar aos 562 km em ciclo WLTP, enquanto o 40 e-tron de tração traseira tem um alcance ligeiramente menor, de 515 km.
LEIA TAMBÉM
Vinte novos modelos até 2025. Audi agenda substituto EV do A3 para 2027
O Q4 e-tron recebeu um novo gerador de som que produz um ruído sintetizado no interior e no exterior do veículo, até uma velocidade de 25 km/h, mas pode ser destativado se o condutor não gostar. Entre as outras alterações destaque para a suspensão rebaixada em 15 mm e um reforço no equipamento de série, com a inclusão de assentos dianteiros aquecidos, sistema de navegação Audi MMI, além da opção do assistente de mudança de faixa, operado através da ativação do indicador de mudança de direção.