Também com versão Sportback. Audi apresenta o SUV elétrico Q4 e-Tron

A Audi acaba de apresentar o quarto elemento da sua família 100% elétrica, o Q4 e-Tron, nas variantes SUV tradicional e Sportback.

Depois do e-Tron, e-Tron Sportback e e-Tron GT, eis que a Audi acaba de apresentar o quarto elemento da sua família 100% elétrica, o Q4 e-Tron. Um SUV que chega, primeiramente, ao mercado alemão, já em junho, com três opções de bateria, dois tipos de carroçaria, além de um preço de entrada de 41.900€. Na Alemanha, bem entendido...

Anunciado como o mais pequeno dos SUV 100% elétricos da marca de Ingolstadt, o Audi Q4 e-Tron apresenta-se como uma proposta baseada na nova plataforma MEB do Volkswagen Group, conjugada com dois tipos diferentes de carroçaria: o Q4 e-Tron e o Q4 e-Tron Sportback. Este último, uma variante o primeiro, com uma linha de tejadilho mais prolongada, a imitar um Coupé.

Apesar das diferenças no perfil, a mesma linguagem de design, estreada nos respectivos concepts Audi, e que se traduz numa frente impactante e preenchida por uma generosa grelha frontal totalmente fechada, entradas de ar fortemente marcadas, faróis angulares em LED, além de um capot a anunciar rasgos que se reproduzem, igualmente, nos ombros, dianteiros e traseiros, sobre as cavas das rodas.

Audi Q4 50 e-Tron Sportback

Em modelos cujas rodas variam nas dimensões, entre as 19 e as 21 polegadas, uma zona traseira onde, além das expectáveis diferenças entre carroçarias, nomeadamente, no desenho dos portões das bagageiras, é possível encontrar uma não menos aguardada solução estilística já conhecida de outros EVs da marca dos quatro anéis: uma fina barra luminosa a ligar os dois farolins, também eles diferentes no design, e com tecnologia LED. Isto, ao mesmo tempo que se anuncia um coeficiente de aerodinâmica que varia, entre os 0.28 do SUV, e os 0.26 do Sportback.

Interior cuja habitabilidade será a "maior da sua classe"

Anunciando um comprimento total de 4,590 metros, 1,865 m de largura e 1,613 m de altura, além de uma distância entre eixos de 2,760 m, o Audi Q4 soma a estas dimensões um piso totalmente plano, como forma de oferecer um habitáculo que, segundo a marca, é "o maior da sua classe". E onde é possível encontrar um tablier totalmente novo, a par de uma nova arquitectura.

LEIA TAMBÉM
Com apresentação agendada para abril. Audi destapa interior do Q4 e-tron

Entre os elementos principais, contam-se um novo volante com controlo hepáticos, um painel de instrumentos 100% digital de 10.25" com gráficos personalizados, e um ecrã táctil para o sistema de info-entretenimento MMI com 10.1" (ou 11.6", em opção), o qual pode receber um opcional controlo por voz, pronto a responder à frase-chave "Hey, Audi". Sendo que os clientes também vão poder escolher entre três diferentes set-ups: Standard, Virtual ou Virtual Plus.

De resto e segundo anuncia a Audi, o Q4 será também o primeiro modelo da marca a ostentar um head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada, e que incluirá, também, comandos de navegação com movimento, projectados no pára-brisas em dois campos separados e com profundidade de campo variável.

O novo tablier estreado no Q4

No mercado alemão, ambas as versões serão disponibilizadas com quatro níveis de equipamento - Sport, S Line, Edition 1 e Vorsprung -, ainda que, neste campo, seja possível esperar alterações, consoante os mercados.

Com três dimensões de bateria

Relativamente ao sistema de força e respectiva bateria, a opção pela colocação desta última, sob o banco traseiro, o qual surge montado 70mm mais alto que os bancos da frente. Sendo que ambas as variantes anunciam a mesma capacidade inicial de bagageira - 520 litros -, que, com as costas dos bancos traseiros rebatidas 40:20:40, pode chegar aos 1.490 litros. E que deverá ser o máximo possível de obter neste modelo, já que a Audi não fala em qualquer espaço de arrumação sob o capot dianteiro.

Duas variantes de um mesmo SUV... 100% elétrico

Quantos às motorizações, o Q4 propõe, como sistema propulsor de entrada, baptizado comercialmente de 35 e-Tron, uma solução de motor elétrico colocado sobre o eixo traseiro, a garantir 170 cv de potência e 310 Nm de binário, e que, apoiado por um pack de baterias de iões de lítio com uma capacidade de 52 kWh, garante uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, assim como uma autonomia máxima de 335 quilómetros. Isto, claro, resultado, também, dos 1.890 kg que o modelo anuncia.

Acima desta motorização, o Q4 40 e-Tron, também ele a recorrer à mesma configuração de motor colocado sobre o eixo traseiro e a propor impulsão apenas através das rodas de trás, embora e neste caso, com a potência a subir para os 204 cv e, o binário, a manter-se nos 310 Nm.

Graças ao recurso a um pack de baterias já com 77 kWh, a garantia de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos, no caso do SUV, que anuncia ainda uma autonomia máxima de 509 quilómetros.

Audi Q4 50 e-Tron quattro

Finalmente e como motorização de topo, a versão Q4 50 e-Tron quattro, esta última, graças à colocação de dois motores elétricos - um em cada eixo -, a oferecerem uma potência combinada de 299 cv, a par de um binário máximo de 460 Nm. Tudo isto, com recurso ao mesmo pack de baterias de 77 kWh, o qual garante aqui não só uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos, como também uma autonomia de 475 quilómetros.

No que concerne à velocidade de ponta, enquanto os dois primeiros se ficam pelos 161 km/h, o Q4 50 e-Tron quattro consegue chegar aos 179 km/h. Com os modelos a registarem diferenças, também nos carregamento, com o Q4 35 e-Tron a conseguir suportar capacidades de carga até 7,4 kW, através de tomada AC, e de até 100 kW, em DC. Enquanto o Q4 40 e-Tron e o Q4 50 e-Tron quattro, aceitam potências até 11 kW (AC) e 125 kW (DC).

Como suspensão, a opção por uma estrutura McPherson à frente e de cinco braços, atrás, e que, em alguns mercados, também pode receber amortecedores adaptativos.

Henrik Wender, vice-presidente Sénior para a marca Audi, e Marc Lichte, diretor de design da Audi: dois dos responsáveis pelo novo Q4 e-Tron

A partir de 41.900€... na Alemanha

Fabricados, lado-a-lado com o Volkswagen ID.4, na fábrica da Volkswagen em Zickau, os novos SUV elétricos da Audi deverão iniciar comercialização, na Alemanha, já a partir do verão, com preços a começarem nos 41.900€. Ainda antes da aplicação dos apoios do Estado.

Resta, agora, saber como será em Portugal...

https://youtu.be/g1gF67nrXnA