Com o gran turismo e-tron GT já em comercialização na maior parte dos mercados, a Audi prepara agora a apresentação oficial do seu primeiro crossover 100% elétrico, o Q4 e-tron. Evento que, no entanto, agendado para o próximo mês de abril, acaba de ser parcialmente antecipado, com a divulgação das primeiras imagens do interior e tecnologia do crossover elétrico.
Parte integrante, em conjunto com o E-Tron GT, da estratégia de electrificação delineada pela marca dos quatro anéis, o Audi Q4 e-tron partilha a mesma plataforma MEB para veículos 100% elétricos que serve de base a outros modelos do grupo Volkswagen, como é o caso dos Volkswagen ID.3 e ID.4, ou do Skoda Enyaq iV.
Graças, de resto, a esta opção, o Audi Q4 e-tron promete, desde logo, um espaço interior ao nível de propostas de segmentos superiores, garantido, igualmente, através de dimensões exteriores que passam por um comprimento fixado nos 4,590 mm, uma largura de 1,865 mm e uma altura de 1,613 mm. Mas, também e principalmente, através de uma distância entre eixos de 2,760 mm.
LEIA TAMBÉM
Chega na primavera. Audi e-tron GT já disponível para encomenda em Portugal
Já no habitáculo e a par de um comprimento de 1,83 m, com 520 litros de capacidade de carga na bagageira (ou 1.490 litros com os bancos traseiros rebatidos), a Audi anuncia ainda um total de 24,8 litros distribuídos por vários espaços de arrumação. Tudo isto, num ambiente do qual se destaca ainda tablier de dois níveis, com dois generosos ecrãs 100% digitais a cores, o primeiro, de 10,25", a servir de painel de instrumentos, totalmente configurável através dos botões no volante, ao passo que o segundo, com 10,1" na versão de série, a servir de porta de entrada para o já conhecido sistema de info-entretenimento MMI. E que se destaca, ainda, por uma resolução de excelente nível (1540x720), controlo por voz, rádio MMI Plus e reconhecimento de escrita manual.
Para mais tarde, em princípio, lá mais para o final de 2021, a Audi deverá introduzir uma nova variante do ecrã táctil parte do MMI, opcional, com 11,6" e uma resolução 1764x824, e que será a maior já disponibilizada pelo fabricante. Sendo que, desde o lançamento, estará disponível um Virtual Cockpit, com layouts próprios, além de mapa de navegação e Infotainment Control.
No entanto, como supra-sumo de toda a capacidade tecnológica do Q4 e-tron, surge, sem dúvida, o Head-Up Display com Realidade Aumentada, o qual coloca toda a informação a flutuar no campo de visão do condutor, cerca de 10 metros à frente. Incluindo, um pouco abaixo e a uma distância de cerca de três metros, os sistemas de ajuda à condução ativados, sinais de trânsito, além da velocidade.
De resto e ainda no habitáculo, agora desvendado através de imagens divulgadas pela própria Audi, um novo e emblemático volante, diferente de tudo aquilo que a marca disponibiliza noutros modelos. E que, além de comandos sensitivos que conseguem "ler" gestos e feedback hepático, será proposto em várias versões, com a mais cara a contar, inclusivamente, com patilhas para accionamento dos vários níveis de recuperação de energia.
Cortado no topo e em baixo, esta solução terá, ainda, sistema de aquecimento e revestimento em couro picotado, com costuras contrastantes.
Também o posicionamento eco-friendly do Audi Q4 e-tron, surge expresso no interior, nomeadamente e embora apenas para a versão S line, através da aplicação de uma combinação de pele e pele sintética a revestir o tablier, ou então e também em opção, pele Nappa.
Já as superfícies a imitar camurça, que a Audi garante, desde já, que têm o mesmo aspecto e toque do material original, são, na verdade, feitas de 45% de poliéster reciclado, por sua vez, obtido a partir de tecidos e garrafas PET.
Finalmente, os bancos dianteiros, disponíveis com sistema de aquecimento e ajustes elétricos, podem ser substituídos por uma versão mais desportiva, com encostos de cabeça integrado, e decorados com um opcional desenho tipo diamante. Isto, com a segurança a surgir reforçada pelo airbag central que se desdobra do lado direito do assento do motorista, em caso de impacto, evitando, dessa forma, que este vá colidir com o passageiro da frente.