A Audi acaba de reforçar a oferta na nova gama elétrica Q4 e-tron, com a introdução não somente da tracção integral, como também das versões com mais autonomia. Preços, em Portugal, a partir de 51 784€.
Lançado no mercado com aquela que continuará sendo a versão topo de gama, e-tron 50, o Audi Q4 100% elétrico passa, a partir de agora, a estar também disponível em duas outras, o Q4 e-tron 40 e oQ4 e-tron 45 quattro.
Relativamente ao primeiro, Q4 e-tron 40, passa a ser a versão no crossover compacto elétrico da Audi, com maior autonomia na gama, ao anunciar, com uma bateria de 82 kWh, 534 quilómetros WLTP, com uma só carga.
Impulsionado por um só motor elétrico, disposto sobre o eixo traseiro, o e-tron 40 promete, ainda, uma potência máxima de 204 cv, a par de um binário de 310 Nm. Valores que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,5s, assim como atingir a velocidade máxima de 160 km/(h.
LEIA TAMBÉM
Audi Q4 e-tron. A democratização elétrica nos premium
Quanto ao Q4 e-tron 45 quattro, é a versão, como o próprio nome deixa antever, que surge de série com tracção integral permanente, graças à utilização de dois motores elétricos, um em cada eixo.
Em conjunto, estes dois motores produzem uma potência combinada de 265 cv, valor suficiente para garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 6,9 segundos. Ou, até mesmo, alcançar a velocidade máxima de 180 km/h.
Em termos de autonomia, a promessa, com a mesma bateria de 82 kWh, de uma distância máxima de 490 quilómetros.
Produzido em Zickwau, Alemanha, numa unidade fabril que, atualmente, funciona apenas com energias renováveis, o Q4 e-tron tem por base a plataforma MEB. Ou seja, a mesma que é utilizada noutras propostas elétricas do grupo, como é o caso do Volkswagen ID.3 ou do Volkswagen ID.4.
Q4 40 e-tron já disponível, 45 e-tron... quase
Salientar, ainda, que as novas versões do Audi Q4 e-tron já estão disponíveis em Portugal. Ainda que, com uma ligeira diferença: no caso do 45 e-tron, a filial nacional da marca alemã está a receber apenas pré-encomendas.
Segundo a TURBO apurou, esta versão só entrou em produção, na presente semana. Pelo que, há agora que esperar cerca de duas semanas, para que as primeiras unidades cheguem a Portugal.
Quanto à nova versão long range do Q4, o e-tron 40, já está à venda e com carros nos concessionários.
Falando de preços, o Q4 e-tron 40 está disponível a partir de 51 784€ (53 852€, o Sportback), ao passo que o e-tron 45 quattro, começa nos 55 285,55€ (57 354,26€).