…e vai custar mais 2500 a 3500 euros que o correspondente Q3 "normal".
A Audi acaba de nos dar a conhecer a versão Sportback do seu SUV Q3, ou seja, o modelo de traseira descendente e, por isso, com uma aparência mais desportiva. Chega a Portugal já a meio do próximo mês de outubro (2019) e vai implicar um acréscimo de 2500 a 3000 euros sobre o correspondente modelo de formato tradicional.
Embora a principal diferença esteja de facto na parte traseira, o Sportback também se distingue pela enorme grelha octogonal e tridimensional que tem à frente e pelas grandes entradas de ar nos extremos do para-choques dianteiro.
Óticas finas e por isso mais desportivas compõem a sua expressão "facial".
A linha descendente do tejadilho começa cedo, logo a seguir aos pilares A. Os responsáveis pelo Design fizeram-no mais baixo, mais agachado, para rebaixar o centro de gravidade e lhe dar melhor presença na estrada. A distância entre eixos mantém-se, no entanto, inalterada, tal como a bagageira, com 530 litros de volumetria.
No habitáculo encontramos um ecrã central de 10,25 polegadas e instrumentação também digital (Digital Cockpit). Surgem ainda os comandos por voz integrados no sistema Amazon Alexa.
No capítulo da mecânica a única novidade surge na versão a gasolina 1.5 TFSi de 150 cv, que passa a receber a eletrificação através de um circuito a 48 volts e que inclui um alternador-motor de arranque por correia que lhe assegura um impulso extra de 9 kW (12 cv) durante os primeiros dez segundos das acelerações.
Esta versão só estará disponível no nosso mercado um mês depois do lançamento, ou seja, em novembro deste ano, com caixa manual ou automática S tronic de 7 velocidades. Até lá, vale a versão 1.5 TFSi de 150 cv tradicional.
A restante gama nacional completa-se com o 35 TDi (2.0 de 150 cv) com tração dianteira ou tração quattro e com caixa Stronic de sete velocidades e ainda com o 2.0 TDi de 190 cv (40 TDi) Quattro S tronic.
Durante o teste dinâmico no sul da Alemanha, verificámos que o comportamento dinâmico do Sportback pouco ou nada difere do Q3 normal. É um Suv bem plantado, que não adorna em curva e não sai do carril (conduzimos versões quattro) e com o nível de conforto a que a marca nos habituou.
Para saber mais espera pela Turbo, onde publicaremos o respetivo teste em devido tempo.