Hoje em dia focada em carros maiores, com margens de lucro mais interessantes, a Audi tomou já a decisão de descontinuar o Q2. Crossover que, assim, se vai juntar ao já sentenciado A1, no lote de modelos em fase de despedida.
Lançado em 2016 e alvo de um lavar de cara quatro anos depois, o hoje em dia ainda jovem Audi Q2 já tem, afinal, o fim traçado. Isto, apesar de ter conhecido não mais do que uma só geração!
Segundo revelou recentemente o CEO da Audi, Markus Duesmann, em declarações ao jornal alemão Handelsblatt, a marca alemã pretende focar-se em carros de segmentos superiores, nos quais consegue margens maiores de lucro. O que levou a que o fabricante optasse por deixar cair o A1, já final desta geração.

O responsável pela marca de Ingolstadt explicou, ainda, que "realinhámos a Audi enquanto marca premium", sendo que "vamos limitar a nossa oferta nas gamas mais baixas e expandi-la nos segmentos superiores".
Quanto ao Audi Q2, com um preço base, em Portugal, de 33,518 euros, não faz parte do lote de modelos com maior procura. O que, diga-se, também ajuda a justificar esta decisão.
LEIA TAMBÉM
Com versões e preços. Renovados Audi Q2 e SQ2 já disponíveis em Portugal
Com o desaparecimento do A1 e do Q2, o A3 passará a ser o modelo de acesso à gama Audi.
Futuro da marca em andamento
Recordar, ainda, que a marca dos quatro anéis tenciona lançar o último modelo com motor de combustão em 2026, sete anos antes de terminar a produção de carros a gasolina ou a gasóleo.
Este marco poderá não ser global, uma vez que existe a possibilidade de ainda serem construídos modelos Audi a gasolina na China, por mais alguns anos.

Ainda este ano, a gama irá dar a conhecer o Q6 E-Tron, o primeiro Audi baseado na plataforma para carros elétricos PPE, desenvolvida, em conjunto, com a Porsche.
O E-Tron será, por sua vez, alvo de um restyling e passará a chamar-se Q8 E-Tron, nome que reflecte melhor o seu posicionamento na gama.