Desfeitas as dúvidas. Herbert Diess confirma Audi e Porsche na Fórmula 1

Depois das notícias, eis que o próprio CEO do Volkswagen Group, Herbert Diess, confirma tanto a Audi, como a Porsche, na Fórmula 1.

Depois de notícias várias dando conta do interesse das duas marcas, eis que é o próprio CEO do Volkswagen Group, Herbert Diess, quem anuncia que, tanto a Audi, como a Porsche, vão ingressar no Mundial de Fórmula 1. Já a partir de 2026.

O anúncio de Herbert Diess foi feito, segundo revela a agência noticiosa Reuters, através do canal oficial de YouTube do Volkswagen Group, já esta segunda-feira, com o CEO do grupo automóvel alemão a desvendar, inclusivamente, que os preparativos da Porsche para a concretização deste objectivo, estão, neste momento, numa fase mais "concreta", que os da Audi.

Ainda assim, as duas marcas marcarão presença do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, não apenas devido à crescente popularidade deste desporto em todo o mundo, como também fruto dos novos regulamentos que entrarão em vigor em 2026. Algo que, para Diess, é visto como "uma janela para o desenvolvimento de tecnologia".

Tanto a Audi, como a Porsche, vão passar a ver o seu logótipo num monolugar de F1. Mas só depois de 2026...
Tanto a Audi, como a Porsche, vão passar a ver o seu logótipo num monolugar de F1. Mas só depois de 2026...

Embora o CEO do Volkswagen Group não tenha entrado em mais detalhes, notícias já avançadas acrescentam que, por exemplo, a Porsche, pretende estabelecer uma parceria de longo prazo com a Red Bull, também como forma de assegurar melhores condições para dar continuidade à rica história que já possui no automobilismo. Isto, aproveitando, igualmente, as evoluções já conseguidas no domínio dos combustíveis sintéticos, solução em direcção à qual a F1 caminha.

LEIA TAMBÉM
Próxima da linha de chegada. Audi mais perto de ingressar no Mundial de F1

Quanto à Audi, as notícias referem que terá optado por uma estratégia diferente e que passa, essencialmente, pela compra da McLaren. Objectivo para o qual já decorrem negociações, que, no caso de chegarem a bom porto, poderão tornar-se mais fácil a entrada da marca dos quatro anéis, no 'Grande Circo'.

No entanto e também segundo Herbert Diess, tudo isto só acontecerá para lá de 2026, altura em que entrarão em vigor os novos regulamentos, permitindo aos recém-chegados tornarem-se mais competitivos, já que todos terão de refazer os respectivos monolugares.