Automóveis híbridos com bateria recarregável (PHEV). Para a Audi PHEV é mais do que um passo entre os motores a combustão e as máquinas elétricas. Uma opção consciente de quem passa a maior parte tempo ao volante entre a casa e o trabalho.
Se o futuro é elétrico, o presente é híbrido. Pelo menos para a Audi, que encontra nesta tecnologia a solução para a maioria das deslocações quotidianas. O condutor europeu tipo, que não percorre mais de 60 km por dia, encaixa perfeitamente no conceito Audi PHEV.
Combinando motores elétricos de até 105 kW, com baterias de 14,1 ou 17,3 kWh e blocos térmicos de quatro cilindros em linha ou V6, os Audi PHEV garantem até 59 km de autonomia EV. O prazer da condução em modo elétrico, livre de ruídos ou vibrações indesejáveis, torna-se assim acessível ao condutor comum.
Incentivo fiscal
E ainda há o incentivo fiscal. Uma realidade que o construtor dos quatro anéis reconhece, mas não valoriza muito, por preferir ver o "copo meio cheio". A consciência ambiental do cliente fala mais alto que a carteira. Cenário onde os Audi PHEV circulam maioritariamente alimentados por energia elétrica, que em Portugal é obtida a partir de fontes renováveis.
Dependendo dos modelos e da fonte de alimentação, o carregador interno de 7,4 kW permite repor o nível da bateria em duas horas e meia. Para minimizar o impacto da transformação de um veículo com motor de combustão num Audi PHEV, a bateria é arrumada sob o piso da mala. No caso do Audi A6 Avant há uma perda de 160 litros, correspondente ao espaço sob o fundo falso.
Já disponível para as gamas Q5, A6 Sedan e Q7, a tecnologia Audi PHEV vai chegar ao A7 Sportback já em outubro. A8 e A6 Avant devem chegar até ao final de 2020. Todos os modelos Audi PHEV alojam o motor elétrico dentro da caixa automática e utilizam o sistema de tração integral quattro, para ajudar a colocar no chão o binário instantâneo do motor elétrico.
A3 chega antes do final do ano
A exceção a esta regra vai ser feita pelo A3. O primeiro modelo compacto Audi PHEV deve chegar até ao final do ano, com versões de tração dianteira ou integral.
Para o Futuro a Audi espera aumentar a autonomia, sem perder a funcionalidade. Logo, vai ser a densidade energética das baterias a aumentar. Dependendo do modelo, a Audi aponta para autonomias na ordem dos 80 km. E claro, não vai faltar um Audi RS PHEV. Mas sobre esse, o construtor alemão não revela mais do que a confirmação da produção.