Porque o Q8 é… pequeno. Audi prepara novo e maior SUV de luxo

Com o mercado norte-americano a ganhar peso nas vendas do fabricante, a Audi estará a preparar um novo SUV, maior e mais luxuoso, para 2026.

Com o mercado norte-americano a ganhar peso nas vendas do fabricante alemão, a Audi estará a preparar um novo SUV, de dimensões mais adequadas aos gostos dos norte-americanos, para quem o Q8 se mostra… pequenino. Aliás, este novo modelo até poderá já ter data estabelecida de chegada!

A notícia é avançada pelo director da Audi Austrália, Jeff Mannering, que, em declarações à CarSales, afirmou não só que este Q9 é um projecto cujo desenvolvimento ocorre há já com alguns anos, como poderá chegar a uma conclusão e tornar-se realidade, já em 2026.

Questionado sobre se, um modelo maior e mais caro do que o Q8, na oferta da Audi, faria algum sentido, Mannering não teve dúvidas: "Claro que sim. Aliás, basta olharmos para a oferta das diferentes marcas, para constatarmos a nossa ausência de alguns segmentos em que outros já estão. Pelo que, vamos ver o que acontece nos próximos 24 meses".

O Audi Q8 vai deixar de ser o SUV de topo na oferta da Audi
O Audi Q8 vai deixar de ser o SUV de topo na oferta da Audi

Igualmente confrontado com a possibilidade do SUV poder vir a chamar-se Q9, o director da Audi Austrália preferiu não tecer grandes comentários, desabafando apenas que é, efectivamente, um nome que cativa…

Ainda sobre este possível Q9, vale a pena recordar que o site Automotive News noticiou, recentemente, que os revendedores norte-americanos da marca de Ingolstadt terão já recebido a garantia de que vão poder contar com um novo modelo, maior e mais luxuoso, cuja comercialização poderá inclusivamente arrancar já em 2025.

LEIA TAMBÉM
Inspirada no RS Q e-tron. Audi Q8 e-tron ganha edição limitada Dakar

De resto, ainda em 2022, um documento interno da Audi falava numa proposta do género, descrevendo-a como um verdadeiro SUV de sete lugares, com amplo espaço para as pernas, inclusive, para os ocupantes da terceira fila.

O modelo, que também deverá ser um dos últimos a combustão na marca dos quatro anéis, até porque o fabricante já afirmou pretender que, a partir de 2026, todos os modelos nascidos em Ingolstadt sejam 100% elétricos, deverá ter como principais mercados, não apenas os Estados Unidos da América, como também a China.

A Audi já utiliza a designação Q6 num SUV comercializado exclusivamente no mercado chinês
A Audi já utiliza a designação Q6 num SUV comercializado exclusivamente no mercado chinês

Aliás e ao abrigo desta mesma "transformação", SUVs como Q2 estarão já condenados a desaparecer sem deixar rasto, enquanto o atual Q6 que é vendido na China, com três filas de bancos, deverá ceder a sua designação a um novo e-tron, 100% elétrico, e com duas variantes: o Q6 e-tron SUV e o Q6 e-tron Sportback.

Já quanto a possibilidade de, no "Império do Meio", o modelo a combustão continuar em comercialização para além destas chegada, é algo que ainda não se conhece…