A Audi acaba de anunciar que, 193 dos seus modelos equipados com motores Diesel e comercializados na Europa, cumprem já a norma Euro 6d, obrigatória por lei. É muito? Nada disso, se pensarmos que, só a extensa família A4 e A5, conta, segundo o fabricante, com um total de 58 combinações de motor/transmissão.
Todos os novos veículos da Audi, comercializados na Europa, cumprem as mais recentes normas de emissões Euro 6d-ISC-FCM.
Atualmente, já se encontram certificadas 193 variantes motor/transmissão, estando previstos mais alguns modelos no primeiro trimestre deste ano.
A marca alemã sublinha que nada foi retirado ao seu portfólio, como consequência desta mudança, nem sequer devido aos desafios levantados pelo COVID-19.
E se 193 combinações de motor e transmissão parecem algo excessiva, importa referir que, só as gamas A4 e A5, têm um total de 58 variantes de linha motriz, que depois são categorizadas por tipo de carroçaria - sedan, Sportback e Avant.
LEIA TAMBÉM
Chega em 2021. Audi desvenda novo SQ5 TDI com revisto V6 TDI
Apesar da norma de emissões Euro 6 ter entrado em vigor em 2015, com limites de óxido de azoto de 80 mg/km para motores diesel e 60 mg/km para propulsores a gasolina, a nova norma Euro 6-ISC-FCM está mais direcionada para as emissões em condução real (RDE).
Limites de emissões nos testes RDE
Os veículos Euro 6d têm de cumprir os limites durante os testes RDE, que são efetuados em estrada sob condições específicas. A norma também exige uma monitorização a bordo do consumo de combustível, que a Audi implementou na forma de um software na unidade de controlo eletrónico do motor (ECU).
A Audi recorre a uma tecnologia de injecção dupla para ajudar os motores diesel a cumprirem os limites de emissões, enquanto os motores a gasolina utilizam filtros volumosos para reduzirem as emissões de partículas até 90%.
Até agora, a União Europeia tem conseguido impor limites mais exigentes para os sistemas de medição, ciclos, procedimentos e condições de testes em todas as normas que foram introduzidas.