A preparar a tradicional atualização para um novo ano, a Audi promete, naquele que será o seu 'Model Year 2023' (MY2023), não deixar nada, nem ninguém, de fora. Assegurando, por isso, novidades em todos os modelos!
Atualização que passará, não apenas por aspectos estéticos, mas também de equipamento e tecnológicos, a Audi promete começar este restyling, desde logo, com aquela que é, hoje em dia, a sua gama de entrada, o A3/S3. O qual, apesar de ter dado a conhecer uma nova geração há apenas um ano, passará a exibir, em todos os níveis de equipamento, ópticas Full LED e apoios de braço com pespontos exteriores, além da possibilidade de integrar Cruise Control Adaptativo.
Segundo também avança o site Carscoops, apenas e só para o S3, a integração do sistema de carregamento wireless, como parte do pacote Conveniência.
Passando ao Audi TT, cujo futuro parece continuar incerto, o MY2023 trar-lhe-á, tanto no caso do Coupé como do Cabriolet, um novo set de jantes, de 18 polegadas e design '5-Y'. Isto, enquanto o TTS manter-se-á intocado.
Falando dos A4, S4, A5 e S5, a promessa de um pacote de novidades bem maior, com destaque para e no caso dos A4 40/A4 50, da integração, como parte do equipamento de série, de ópticas LED. Enquanto o S4 ganhará igualmente jantes ligeiramente maiores, de 19 polegadas (eram de 18"), e, tanto o A4, como o A5, passarão a poder integrar o pacote Black Optic Plus, sinónimo de saias laterais em preto, um spoiler traseiro na mesma cor e logótipos da marca também em negro.
LEIA TAMBÉM
Audi urbansphere concept. Nascido do interior para o exterior
Subindo, mais uma vez, na gama, o A6 passa a poder integrar um conjunto maior de sistemas de ajuda à condução, incluindo, no caso do pacote Conveniência, o Cruise Control Adaptativo. O qual, no caso do A7, integra, ainda, a funcionalidade de manutenção autónoma na faixa de rodagem.
Já o mais desportivo S7, ganha, ainda, um novo pacote decorativo com pespontos Sport, sendo que e caso o proprietário o deseje, pode ainda receber um revestimento do tablier em couro negro, com pespontos a vermelho.
Crossovers não ficam de fora
Passando aos crossovers da marca dos quatro anéis, uma renovação muito parecida à da família A3, passa a figurar no Q3 SUV, com este modelo a ganhar, assim, ópticas LED de série, carregamento wireless para (alguns) smartphones em todos os níveis de equipamento e novas jantes - de 18" no Q3 40, de 20" no Q3 45.
Passando ao Q5, a integração, tal como no SQ5, do Cruise Control Adaptativo como equipamento standard para 2023, enquanto, as versões de topo, ganham igualmente sistema de som B&O. Já o Q5 55, passa a ostentar luzes traseira OLED que mais nenhuma versão tem.
Ainda assim, maiores alterações, tanto no Q7, como no Q8, com o primeiro, na versão 45 TFSI (não comercializada em Portugal), a ostentar um quatro cilindros revisto de forma a garantir uma sonoridade mais consentânea com os 265 cv de potência que ostenta. Sendo que, o tablier revestido a pele e com pespontos exteriores passa a ser generalizado em todas as versões, enquanto o Cruise Control Adaptativo é acrescentado ao pacote Conveniência.
Já o SQ7, passará a exibir vidros de dupla folha, para uma melhor insonorização do habitáculo, mas apenas como parte do pacote Executive, ao mesmo tempo que passarão a estar disponíveis jantes de 22".
Por fim, o Q8, passa a poder usufruir, igualmente, deste pacote Executive, com a certeza de que os faróis Matrix LED serão sempre de origem, inclusive, com a animação que marca o arranque da iluminação. Isto, enquanto no RS Q8, passará a existir novos estofos em couro Fine Nappa, assim como cortinas anti-sol de accionamento elétrico, podendo os clientes incluir, ainda, o sistema de assistência remota ao estacionamento, mediante a aquisição do já referido pacote Executive.
Gama elétrica também não foi esquecida
A terminar, a gama 100% elétrica, cujo modelo e-tron e e-tron Sportback passam a exibir forro de tejadilho em negro, ao mesmo tempo que, as unidades com acabamento Prestige, passam a ostentar igualmente jantes de 22", pinças de travão na cor laranja e, no caso do Sportback, ópticas digitais com design Matrix.
No entanto e no seio desta família zero emissões, é o e-tron GT que recebe maiores alterações para 2023, nomeadamente, ao trocar a grelha frontal Hekla na cor cinza, por uma nova, na cor da carroçaria. Isto, enquanto no habitáculo, será possível encontrar novidades como é o caso de um sistema de som Bang & Olufsen e sistema de pagamento de portagens integrado.
Já os clientes que optarem, antes, pelo RS e-tron GT, ganham, ainda, incrustações em carbono atlas fosco, além da possibilidade de poderem adicionar um sistema de travagem com discos de cerâmica.
Para quando?…
Infelizmente e apesar de já anunciado, não se sabem ainda datas, ou até mesmo a forma, como esta renovada gama Audi chegará, por exemplo, a mercados como Portugal. Embora e tudo o leva a crer, não deva, pelo menos, demorar muito...