Em Portugal. Audi vai tornar-se numa marca elétrica antes de 2030

A Audi vai deixar de vender veículos de combustão antes de 2030, tornando-se numa marca elétrica, segundo foi anunciado durante o evento

A Audi vai deixar de vender veículos de combustão antes de 2030, tornando-se numa marca elétrica, segundo foi anunciado durante o evento Audi Vision Portugal, que serviu para apresentação da estratégia para o nosso país. Além disso também foram apresentados os modelos Audi Q8 e-tron e Audi A6 Avant e-tron concept. 

A Audi vai tornar-se numa marca cem por cento elétrica antes de 2030, revelou o diretor-geral da Audi Portugal, Nuno Mendonça, durante o evento Audi Vision Portugal, onde foi apresentada a estratégia para os próximos anos, cujo crescimento assenta em dois vectores: eletrificação e posicionamento premium. 

Ao abrigo desta estratégia, a Audi Portugal vai deixar de comercializar veículos com motor de combustão três anos antes do que a casa-mãe, a qual terá uma oferta totalmente elétrica em 2033, antecipando em dois anos o prazo fixado pela União Europeia. O último modelo de combustão da Audi vai chegar em 2025. A partir daí só elétricos, estando previsto o lançamento de 20 modelos entre 2025 e 2033.

Audi Q8 e-tron

"Acreditamos que este é o caminho e procuramos ter um compromisso com os nossos clientes, o planeta e o futuro", afirmou Nuno Mendonça. "Sabemos que a nossa estratégia tem riscos, mas também tem grandes oportunidades, que são superiores. Queremos crescer de forma sustentada. Os clientes Audi estão muito recetivos às nossas propostas, já que existe uma enorme procura pelos nossos produtos elétricos", sublinha o diretor-geral da Audi Portugal.

No ano passado, a marca alemã vendeu 850 veículos elétricos contra 570 em 2021, o qu representou um crescimento de 49%. Os elétricos a bateria representaram 22% do total de viaturas de comercializadas. Neste segmento, a Audi registou um crescimento de 5% na quota de mercado e foi líder no segmento dos SUV premium.

Audi Q8 e-tron em Portugal

A Audi aproveitou o evento para anunciar a chegada ao nosso país das primeiras unidades do Q8 e-tron, que vem substituir o Audi e-tron, lançado em 2019 e assumir um posicionamento de topo entre os seus SUV elétricos.

O SUV elétrico topo de gama apresenta uma imagem exterior renovada, designadamente na dianteira, enquanto a capacidade da bateria foi aumentada para 89 kWh no Q8 50 e-tron e para 106 kWh nos Q8 55 e-tron e SQ8 e-tron. Isto permitiu aumentar a capacidade da bateria até 582 quilómetros na versão SUV e até 600 quilómetros na Sportback.

LEIA TAMBÉM
Já para 2024. Audi revela que futuro A8 nascerá à imagem do Grandsphere

Para ambas as versões de carroçaria estão disponíveis três variantes distintas do sistema propulsor com tração elétrica às quatro rodas. Com os seus dois motores, os modelos de base do Audi Q8 50 e-tron e do Audi Q8 50 Sportback e-tron oferecem uma potência de 250 kW em modo boost, sendo a autonomia anunciada de até 491 km (SUV) e 505 km (Sportback), em ciclo WLTP.

Nos Audi Q8 55 e-tron e o Audi Q8 55 Sportback e-tron, os dois motores elétricos debitam uma potência combinada de 300 kW em modo boost, sendo possível percorrer entre 582 km para a carroçaria SUV e 600 km para o Sportback.  

Os topos de gama Audi SQ8 e-tron e Audi SQ8 Sportback e-tron estão equipados com três motores que geram uma potência combinada de 370 kW.

Primeiro Avant elétrico

A maior surpresa do evento consistiu na apresentação nacional do Audi A6 Avant e-tron concept, que antecipa a versão de produção da primeira carrinha elétrica da marca dos quatro anéis.    

Baseado na plataforma PPE, desenvolvido sob a liderança da Audi, o A6 Avant e-tron concept representa um novo conceito de design com as mesmas dimensões do A6 Sportback e-tron. Com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura, a sua carroçaria coloca-o na classe de luxo. 

Audi A6 Avant e-tron concept

As suas linhas representam uma evolução consistente na linguagem formal e contemporânea da Audi, incluindo elementos específicos como o Singleframe fechado e a faixa contínua de luzes na parte traseira identificam de imediato este A6 Avant como membro da família e-tron da Audi.

O A6 Avant e-tron virá com uma autonomia superior a 700 km, dependendo da capacidade da bateria e da versão do modelo. As versões mais potentes irão dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos. 

A Audi refere que é possível carregar entre 5% a 80% em apenas 20 minutos, graças à tecnologia de 800 volts, com potência 270 kW.