RS e-tron GT Performance. Conheça o Audi mais potente de sempre

Audi e-tron GT recebeu uma terceira versão, denominada RS e-tron GT Performance, que, com os seus 924 cv, o tornam no veículo mais potente

Na sua primeira atualização, o Audi e-tron GT recebeu uma terceira versão, denominada RS e-tron GT Performance, que, com os seus 924 cv (680 kW), o tornam no veículo mais potente de sempre da marca dos quatro anéis.

Em comercialização desde 2021, o Audi e-tron GT e o RS e-tron GT são muito potentes, confortáveis e têm um visual apelativo. Após o Porsche Taycan ter recebido uma atualização de meio ciclo de vida no início deste ano era mais que natural acontecesse o mesmo ao seu "primo" da marca dos quatro anéis.

A Audi não só renovou a gama e-tron GT para 2025 como lançou uma nova versão topo de gama RS Performance que se vem juntar ao modelo de entrada e-tron GT e ao RS e-tron GT.

A renovada gama e-tron GT recebe uma bateria de 97 kWh, que é nove quilos mais leve do que a anterior de 84 kWh. O sistema de travagem regenerativo também foi melhorado, aumentando a potência de 290 kW para 400 kW, sendo os níveis de intensidade selecionados através de patilhas atrás do volante. Em termos de autonomia, a marca anuncia 609 quilómetros, sob condições favoráveis.

Velocidade de carregamento até 320 kW

A velocidade de carregamento também aumentou de 270 kW para 320 kW. Na prática, isso significa que é possível recuperar entre 10% a 80% do nível de carga em apenas 18 minutos, além de ganhar cerca de 280 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos.

A melhorias na química da bateria possibilitam manter a velocidade de carregamento de 280 kW durante mais tempo do que no modelo anterior. A bateria também pode ser refrigerada ou aquecida para cargas rápidas.

Os motores elétricos também registaram uma evolução considerável. A versão de entrada, agora designada S e-tron GT, está equipada com dois motores que desenvolvem uma potência combinada de 680 cv (500 kW), isto é, mais do que o anterior RS e-tron GT.

Por seu lado, esta última versão, que passa a ser a intermédia, viu aumentar a potência para 857 cv (630 kW). O novo topo de gama, RS e-tron GT Performance oferece uns impressionantes 924 cv (680 kW), passando a ser o Audi mais potente de sempre.

Arranques mais rápidos

A potência adicional permite melhorar as prestações, com o S e-tron GT a acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos, o novo RS e-tron GT em 2,8 segundos e o RS e-tron GT Performance em apenas 2,5 segundos. Em termos de velocidade máxima, o S e-tron pode atingir os 245 km/h e as versões RS os 250 km/h.

LEIA TAMBÉM
Com a casa em convulsão. Audi interessada na plataforma elétrica da chinesa SAIC

A renovada gama e-tron GT estará disponível para encomenda no decorrer do mês de junho, mas os preços para o mercado nacional ainda não foram divulgados.