Os futuros automóveis elétricos da Audi poderão limpar o ar de todo o meio envolvente durante a condução e o carregamento, graças a um inovador sistema de filtragem de ar que está a ser desenvolvido em conjunto com a Mann + Hummel. Os resultados do primeiro projeto-piloto em Estugarda são francamente animadores.
Os veículos elétricos não só apresentam emissões zero locais de dióxido de carbono como as outras emissões são substancialmente inferiores às dos veículos de combustão. Isto significa que são mais "limpos" durante a operação.
Contudo, a energia elétrica de um veículo elétrico não provém sempre de fontes "verdes", mas isso é uma questão diferente. Independentemente do tipo de motor, todos os veículos produzem poeira fina a partir dos travões, dos travões e da abrasão do piso da estrada. Para solucionar este problema, a Audi já está a desenvolver um conjunto de novas soluções técnicas.
A marca dos quatro anéis está a desenvolver um novo projeto-piloto em conjunto com a Mann+Hummel que consiste num novo filtro de partículas para veículos elétricos, o qual recolhe as partículas suspensas no meio ambiente.
Este filtro funciona de forma semelhante aos sistemas estacionários de filtragem de ar para casas, mas como está instalado na secção frontal da viatura consegue recolher as partículas geradas pelo mesmo veículo.
Projeto-piloto dura quatro anos
O projeto piloto foi lançado em 2020 e vai decorrer durante um período de quatro anos. "Este filtro de partículas é um exemplo da nossa procura por inovação para o benefício de todos e de uma colaboração bem-sucedida com fornecedores especializados", explica Fabian Groh, Gestor de Projeto em Desenvolvimento de Sistema de Filtração na Audi.
"Já estamos a fazer muito, por nossa própria iniciativa. Prevemos que futuramente se torne também um requisito legal," acrescenta Fabian Groh.
O filtro é integrado no fluxo de ar existente no veículo à frente do radiador, de modo que apenas sejam necessárias algumas modificações no veículo, mantendo os custos baixos.
O elemento do filtro é controlado através da entrada de ar de refrigeração comutável e a sua função mecânica é comparável à de um aspirador. Através de um princípio semelhante, as partículas permanecem presas no filtro e o ar ainda pode fluir através dele.
Duas formas de funcionamento
Os sistema funciona de duas formas. Durante a condução, filtra passivamente por meio do movimento do veículo; o ar flui através do sistema de filtragem, que captura até as partículas mais pequenas.
LEIA TAMBÉM
Quer reduzir a peugada de carbono do seu automóvel? Dizemos-lhe como fazer
Outra possibilidade é a filtragem durante o carregamento estático. Um ventilador que já está incorporado em cada veículo elétrico faz passar o ar ambiente através do radiador – o sistema aproveita este processo e pode assim filtrar ativamente o ar que flui através dele, utilizando o filtro de poeira fina, assegurando que as partículas mais finas são absorvidas, mesmo quando parado. O que é ideal para utilização em ambientes urbanos, onde a poluição por partículas é muito mais elevada do que nas zonas rurais.
Impacto nulo nos veículos
Os testes iniciais demonstraram que o filtro não tem um efeito negativo no funcionamento dos veículos de teste Audi e-tron. Após 50 mil quilómetros de testes de resistência, os engenheiros da Audi constataram que os filtros não têm qualquer efeito negativo no funcionamento do veículo elétrico, inclusive nos dias quentes de verão ou durante o carregamento rápido.
Os testes realizados na cidade de Estugarda também demonstraram que o Audi e-tron consegue filtrar por completo as suas próprias partículas.
Para tornar o sistema ainda mais eficaz, a Audi está a trabalhar com a Mann + Hummel para se ligar aos sensores existentes, tais como estações meteorológicas, além de estarem a planear desenvolver uma lógica de visualização no veículo, permitindo aos passageiros determinar quando o sistema está ativo e quanto já foi filtrado.