A Audi decidiu reinventar a roda. Ou, mais concretamente, a jante que utiliza nos seus carros, através da aplicação da Inteligência Artificial. A nova tecnologia tem por nome FelGAN e, embora revolucionária, deixa, desde já, a certeza de que a roda continuará redonda...
Brincadeiras à parte, o desafio da marca dos quatro anéis passa por criar novas formas de conceber as rodas dos veículo e, mais precisamente, as jantes que equipam os carros do fabricante.
Para tal, a Audi propõe-se juntar à imaginação dos seus designers - dos quais, aliás, também promete não abdicar... -, as potencialidades da Inteligência Artifical, através do recurso a uma nova tecnologia a que, internamente, deu o nome de FelGAN.
Sobre este nome, a marca de Ingolstadt explica que se trata de uma espécie de acrónimo, formado pelas palavras 'Felge', 'rim' em alemão, e 'GAN', sinónimo de Generative Adversarial Networks. Este último, um programa de computador muito particular, dotado de auto-aprendizagem, que utiliza dois algoritmos que competem entre si, durante aquilo que é designado como a "fase de treino". Sendo que, ambos os algoritmos, são projectados para aprender com os respectivos erros e melhorar continuamente.
LEIA TAMBÉM
Com 630 cv e 850 Nm. Audi RS6 Avant e RS7 Sportback ganham versão Performance
Através deste processo, um dos algoritmos acabará por conseguir criações "tão enganosamente reais, que nem mesmo o olho humano conseguirá, ou dificilmente conseguirá, distingui-las de fotos verdadeiras".
Estas novas rodas, projectadas pela Inteligência Artificial, servirão, então, de ponto de partida para os designers, verdadeiros responsáveis por criar as novas jantes dos modelos Audi, desenvolverem não somente novas versões, como derivações dos modelos criados. Podendo, ao mesmo tempo, testar novas formas, cores e superfícies, além de novos parâmetros.
Finalmente, o programa pode, também, assimilar os desenhos e fotos dos designers, adicionando-os à superfície experimental virtual, sendo que, a etapa final, será produzir, a partir das imagens virtuais criadas, um protótipo físico de jante. Seja ele em plástico ou alumínio, através da produção numa fresadora de alta tecnologia.