Audi quer passar a disponibilizar mais funcionalidades a pedido

A Audi pretende aumentar o número de funcionalidades fornecidas a pedido nos seus carros... e mediante pagamento.

Estratégia já colocada em prática por alguns fabricantes, também a Audi acaba de anunciar a intenção de aumentar o número de funcionalidades fornecidas a pedido e mediante pagamento. Ainda que, com o fabricante a garantir que, não se trata de ganhar dinheiro, mas responder a uma maior procura da parte dos clientes.

Hoje em dia já com várias funcionalidades disponibilizadas apenas a pedido, ainda que e principalmente, nos modelos e-tron, a Audi pretende, agora, alargar esta política a uma gama mais ampla de modelos. Isto e segundo também refere, como forma de melhorar a experiência de condução dos condutores.

A Audi quer aumentar o número de funções disponibilizadas a pedido, embora com o argumento, não do lucro, mas de uma melhor experiência de condução para os clientes
A Audi quer aumentar o número de funções disponibilizadas a pedido, embora com o argumento, não do lucro, mas de uma melhor experiência de condução para os clientes

Recorde-se que, neste momento, a oferta a pedido da marca de Ingolstadt centra-se num pack LED Matrix que permite a alternância entre médios e máximos, um pacote de funções de luz que incorpora animações luminosas durante a travagem e desbloqueamento dos travões do carro, e uma funcionalidade de detecção de lugar e estacionamento autónomo.

"Com a próxima geração de arquitectura elétrónica que iremos aplicar nos nossos veículos, vamos poder oferecer mais funcionalidades a pedido, com o objectivo de, ano após ano, introduzir novas soluções nos automóveis", afirmou, em declarações à britânica Autocar, o director técnico da Audi, Oliver Hoffman. Recordando que, "há uns anos, havia a ideia de que seria possível gerar mais receita com a venda de funções de digitalização, do que com a própria venda de automóveis".

LEIA TAMBÉM
Chega em 2025. Novo Audi A4 será apenas elétrico

Segundo a mesma publicação, a principal diferença nas funcionalidades a pedido fornecidas pela Audi passa pela facilidade de integração nos automóveis, já que os condutores podem instalar e adequar essas mesmas funcionalidades, através da aplicação myAudi. Isto, sem necessidade de uma visita ao concessionário ou instalação de qualquer hardware adicional.

O recuo da BMW

Recorde-se que a decisão da Audi surge pouco depois da rival BMW ter decidido deixar de cobrar taxas adicionais por funções a instalar nos seus carros, devido à "baixa aceitação da parte dos clientes".

A BMW decidiu deixar de cobrar taxas adicionais por funções on-demand devido à fraca aceitação da parte dos clientes
A BMW decidiu deixar de cobrar taxas adicionais por funções on-demand devido à fraca aceitação da parte dos clientes

Algo que, no entanto, Hoffman não parece subscrever, defendendo, mesmo, que a procura por este tipo de soluções tornar-se-á "bastante normal no futuro", devido à constante evolução daquilo que é a personalização automóvel.