Próxima da linha de chegada. Audi mais perto de ingressar no Mundial de F1

A Audi acaba de informar a FIA de que está "próximo da linha de chegada" quanto à decisão de ingressar no Mundial de Fórmula 1. Já em 2022.

Depois do DTM e da Fórmula E, eis que a Audi acaba de informar a FIA de que está "próximo da linha de chegada" quanto à decisão de poder vir a ingressar no Campeonato do Mundo de Fórmula 1. E, já não em 2026, mas, sim, no próximo ano.

A comunicação, que a britânica Autocar noticia e a que terá tido acesso, foi feita pela Audi, à Federação Internacional do Automóvel (FIA) , através de uma missiva escrita, endossada ao ex-Presidente da FIA, Jean Todt. Na qual, quer o CEO da marca dos quatro anéis, Markus Duesmann, quer o seu director técnico, Oliver Hoffmann, afirmam que "graças aos seus esforços, estamos agora perto da linha de chegada".

Na mesma carta, os dois responsáveis recordam que, "recentemente, vimos outro marco sendo alcançado - o primeiro esboço do regulamento técnico, desportivo e financeiro ... Acreditamos que ele contém soluções satisfatórias para todos os objetivos."

CEO da Audi, Marcus Duesmann foi o autor de uma missiva para a FIA que confirma o interesse da marca alemã em entrar na F1
CEO da Audi, Marcus Duesmann foi o autor de uma missiva para a FIA que confirma o interesse da marca alemã em entrar na F1

Segundo a mesma publicação, nesta carta, a Audi recorda, no entanto, que qualquer decisão final sobre a possibilidade do construtor ingressar na F1, terá, ainda, de ser aprovada pelo Conselho Fiscal do Grupo Volkswagen. Não deixando, contudo, de salientar que, "estamos ansiosos para trabalhar consigo e com a sua equipa, de forma a concluirmos este importante processo e confirmar a nossa entrada na Fórmula 1, no início do próximo ano."

Com questões ainda por esclarecer

Por saber, fica, no entanto, se o ingresso na F1 será feito apenas através da Audi, ou, pelo contrário e tal como o Grupo Volkswagen vinha a ponderar, também será feito com a participação da Porsche. Ou, ainda, se o ingresso da marca dos quatro anéis será concretizado através de uma equipa de fábrica, ou apenas enquanto fornecedora de motores.

A McLaren é uma das escuderias que poderá servir de porta de entrada para a Audi no Mundial de F1
A McLaren é uma das escuderias que poderá servir de porta de entrada para a Audi no Mundial de F1

De resto, rumores recentes apontavam no sentido de que o fabricante de Ingolstadt estava a negociar, há já algum tempo, quer com a McLaren, quer com a Red Bull, visando, entre outras hipóteses, uma participação accionista numa destas duas equipas já presentes no campeonato.

No entanto e no caso específico da McLaren, que chegou a reconhecer a existência de conversas com a Audi, os seus responsáveis também anunciaram que possuem outros interessados numa parceria. Sendo que, neste caso, o investimento tanto poderá ser apenas na escuderia, como em todo o grupo McLaren.