Apontado como um problema ambiental, a Audi tem, atualmente, em fase de testes, um sistema de filtros capaz de reter os microplásticos que se soltam dos pneus dos automóveis e que, através dos sistemas de esgotos, acabam ir desembocando no mar. Uma solução que, não impedindo a produção destes resíduos, poderá impedir os males que causa no Planeta.
Segundo a Audi, estimativas realizadas, só na Alemanha, apontam no sentido de que, 110.000 toneladas métricas de partículas resultantes do desgaste dos pneus dos automóveis, e até mesmo da própria estrada, acabam, todos os anos, espalhadas ao longo das vias, na forma de microplásticos. Os quais, com as chuvas, acabam sendo levado, pelos sistemas de esgotos, para os cursos de água e, finalmente, para o oceano.
Procurando combater esta realidade, a Audi está a trabalhar com a Universidade Técnica de Berlim com o objectivo de desenvolver um novo conceito de filtro para escoamento urbano. O qual deverá ser capaz de reter os microplásticos ainda na drenagem e após entrar no esgoto, impedindo, assim, que afecte os ecossistemas.
Lançado em 2020, o projecto começou num laboratório da Universidade Técnica de Berlim, onde os testes em ambiente controlado confirmaram a capacidade da solução de reter, não apenas resíduos dos pneus dos automóveis, como também outros microplásticos, como embalagens de doces, tampas de café e até pontas de cigarros.
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Entretanto, há cerca de um mês, as duas entidades decidiram avançar no desenvolvimento do projecto, aplicando um total de nove filtros diferentes, nos esgotos de uma movimentada rua de Berlim, como forma de apurar, não apenas qual deles o mais eficiente, como também sobre o seu funcionamento em conjunto.
Aplicados numa altura em que a capital da Alemanha foi atingida por uma série de tempestades, "o sistema já passou nos testes com borracha de pneu moída com tamanhos entre os 20 e os 1.000 micrómetros [micrómetro - a milésima parte do milímetro], em condições de chuva leve a média", revela o investigador associado do Departamento de Gestão de Águas Urbanas de Berlim, Daniel Venghaus. Sendo que, neste momento, "estamos a trabalhar para melhorar o desempenho do filtro em condições de chuva forte".
Ainda de acordo com a Audi, o objectivo passa por conseguir que estes UrbanFilters, como são já chamados, consigam funcionar durante um ano sem necessidade de manutenção ou limpeza. Sendo que, conectando-os ao sistema de informações da cidade, estes filtros vão poder também ser limpos antecipadamente, em caso de alerta de uma tempestade.
Entretanto, convidado para aderir ao projecto e ajudar a desenvolver a tecnologia foi também o Centro de Segurança na Condução ADAC, sendo que, "o nosso objectivo é apostar, sempre que possível, na prevenção, de forma a conseguir que a menor quantidade possível de microplásticos afectem o Meio Ambiente", afirma o director da Audi Environmental Foundation, Rüdiger Recknagel.