Fiel ao concept apresentado em Los Angeles, o novo Audi e-tron GT quattro é o carro elétrico mais desportivo da Audi. A sua forma cativa pelas linhas atraentes, mas é na tecnologia e nas prestações que ele rivaliza com a Tesla.
A chegada do Audi e-tron GT representa mais uma etapa da Audi no caminho da eletrificação total. Ele tem quase 5 metros de comprimento, 4 portas e a sua carroçaria tem proporções semelhantes ao Audi A7 Sportback ainda que do ponto de vista conceptual nada tenha a ver com esse modelo da Audi. O novo veículo elétrico da Audi partilha a mesma plataforma do Porsche Taycan (denominada J1) bem como alguns componentes.
Nesta primeira fase existem duas versões, uma denominada e-tron GT quattro (com preços desde 106 618 euros) e o RS e-tron GT (com preços que começam nos 145 878 euros).
Em condições normais ambas as versões debitam 476 cv e 598 cv, porém a potência máxima pode ser maior durante um curto período de 2,5 segundos graças ao modo "boost". Assim o e-tron GT alcança os 530 cv e o RS e-tron GT os 646 cv.
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Para além do Porsche Taycan, o novo Audi elétrico elege como adversário o Tesla Model S, desafiando qualquer um deles num estilo bastante próprio e num desempenho desportivo marcado por uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 3,3 segundos, no caso da versão RS, enquanto a velocidade máxima sobe até aos 250 km/h. São prestações brilhantes para um carro que pretende conciliar a vertente familiar um comportamento desportivo bastante apurado.
A bateria de iões de lítio da LG Chem tem uma capacidade útil de 85 kWh o que permite uma autonomia de 487 km (WLTP) no caso do e-tron GT e 472 km no RS e-tron GT. Tal como no Taycan também aqui a bateria funciona com uma tensão elevada (800 volts) podendo ser carregado em postos com uma potência de 270 kW. O carregador interno de série permite, entretanto, carregar a 11 kW em corrente alterna, existindo no futuro a possibilidade de aumentar essa potência para os 22 kW.
Qualquer das duas versões agora anunciadas têm dois motores elétricos síncronos de ímans permanentes (um em cada eixo), daí a tração "quattro". Com uma repartição de peso 50/50, o comportamento dinâmico pode ser valorizado com a suspensão pneumática que permite rebaixar a altura da carroçaria em 22 milímetros ou ainda com o sistema das rodas traseiras direcionais. O RS e-tron GT tem além disso um diferencial traseiro autoblocante para garantir uma segurança maior e um comportamento dinâmico mais desportivo.
Um comportamento que varia conforme o modo de condução escolhido. São cinco os modos de condução (Comfort, Efficiency, Dynamic e Individual) que alteram o funcionamento da transmissão (esta tem duas velocidades), dos motores elétricos, da suspensão e do diferencial traseiro autoblocante quando este existe.
Para além dos 5 lugares o caráter familiar deste modelo é reforçado por uma mala com capacidade para 405 litros que ficam reduzidos a 366 litros no caso do cliente optar pela instalação do equipamento sonoro da Bang & Olufsen. À frente existe ainda uma pequena mala de 85 litros.
Destaque ainda para três sistemas de iluminação, todos eles do tipo LED. Um básico apenas disponível no e-tron GT quattro, outro que inclui faróis matriciais que é de série no RS e-tron GT e por fim, um mais avançado com tecnologia laser que a partir dos 70 km/h duplica o alcance do feixe luminoso.