Depois da apresentação, eis que já está disponível, para encomenda, em Portugal o primeiro Gran Turismo 100% elétrico a chegar ao mercado: o Audi e-tron GT. Com autonomia anunciada superior a 400 quilómetros, as primeiras unidades serão entregues, aos respectivos donos, na próxima primavera.
Disponível para encomenda no site criado especificamente para o modelo e já online, importa igualmente dizer que, apenas 30 unidades do Audi e-tron GT, poderão ser reservadas. Sendo que, a partir daí, o mais certo é que a disponibilidade venha a depender da capacidade de produção da marca de Ingolstadt.
Quanto ao processo de reserva propriamente dito, a sua efetivação depende, entre outros aspecto, do pagamento de um depósito de pré-reserva, no valor de 2 500 Euros, após o qual os clientes receberão um voucher com o seu número de reserva. Isto, ao mesmo tempo que passarão a receber informações regulares sobre o andamento da produção do carro que reservaram.
Apresentado, ainda na forma de concept, durante o Salão Automóvel de Los Angeles de 2018, o Audi e-tron GT assume-se como um verdadeiro Gran Turismo, baixo, largo e com uma grande distância entre eixos, conforme demonstram os 4,96 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,38 m de altura. Medidas anunciadas para o concept, que, tal como o modelo de produção, apresenta uma carroçaria fabricada em fibra de carbono, alumínio e aço.
LEIA TAMBÉM
Mais imagens e dados. Audi RS e-tron GT anuncia-se com dois motores e 655 cv
Com uma bateria útil de 85,7 kWh disposta sob o piso e entre os eixos, marcada por uma tecnologia de carregamento a permitir potências até 800V, o e-tron GT é impulsionado por dois motores elétricos, dispostos sobre os eixos, a anunciarem uma potência conjunta de 590 cv. Valor, para já, provisório, mas que não impede o fabricante de prometer uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. Além de uma aceleração dos 0 aos 200 km/h em não mais que 12 segundos e uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 240 km/h.
Quanto ao carregamento das baterias, a Audi garante que o seu Gran Turismo tanto pode ser carregado através de uma simples tomada, como por intermédio do sistema Audi Wireless Charging, com uma potência de 11 kW.
Recorrendo, contudo, a um sistema elétrico de 800V e a um carregador de corrente contínua de 270 kW, o Audi e-tron GT consegue recuperar até 80% da capacidade da bateria, ou seja, autonomia para cerca de 320 km, em apenas 20 minutos.
Por conhecer, fica, assim, apenas os preços com que o primeiro Gran Turismo 100% elétrico da marca de Ingolstadt será comercializado entre nós.