Eis uma boa notícia para os proprietários de modelos Audi e-tron: a marca dos quatro anéis acaba de anunciar um aumento da autonomia nestas propostas 100% elétricas, graças, apenas e só, a uma atualização de software. E que, diga-se, nem sequer exige a passagem pela oficina!
De acordo com a Audi, esta nova versão de software já começou a ser instalada, através da tecnologia Over-The-Air (OTA), ou seja, via wireless, desde o lançamento no mercado do E-tron Sportback. Ou seja, em 2019.
No entanto e partir de agora, o software vai começar a ser igualmente instalado em veículos lançados no mercado, enquanto parte dos Model Year (MY) 2019 e 2020.
A Audi refere ainda que, por exemplo, o e-tron 55 quattro ganha, com este novo software, mais 20 quilómetros de autonomia, ou seja, um aumento de 5% face àquilo que era a autonomia oficial do modelo. O que também significa que o modelo passa a ser capaz de cumprir um total de 441 quilómetros.
LEIA TAMBÉM
Audi. Versões S reforçam oferta do e-tron e e-tron Sportback
Com esta atualização, a bateria do modelo passa a poder oferecer uma maior capacidade útil, ou seja, numa bateria de 95 kWh, passa a ser possível utilizar 86 kWh.
Finalmente, a marca dos quatro anéis afirma, ainda, que o novo software vem optimizar o desempenho do motor elétrico dianteiro, nomeadamente, desligando-o nas situações em que o veículo necessite de menos energia na deslocação. Mas, também, a atuação do sistema de refrigeramento, que, sendo a base para um carregamento rápido, para uma maior longevidade das baterias e para um desempenho consistente do sistema elétrico, vê, assim, reduzidas as taxas de fluxo no circuito de refrigeração.
Segundo os dados divulgados pela Audi, cerca de 34 mil unidades e-tron 55 quattro em todo o mundo, podem receber esta atualização. A qual também pode ser instalada, de forma gratuita, nas oficinas oficiais da marca de Ingolstadt.