A Audi desenvolveu uma nova geração de sistemas híbridos MHEV Plus, que foram estreados pelos novos A5 e Q5 construídos sobre a Plataforma Premium de Combustão (PPC).
O sistema é constituído por três componentes principais: um gerador de conceção compacta, com gestão eletrónica integrada, um motor síncrono de íman permanente (PSM), uma bateria de 48 volts e um motor de arranque operado através de alternador por correia (BAS). Para assegurar condições ótimas de funcionamento, os componentes do sistema de 48 volts têm refrigeração líquida.
A Audi refere que a arquitetura do sistema MHEV plus pode ser integrada em vários modelos com sistemas de tração dianteira e quattro baseados na Plataforma Premium de Combustão (PPC).
O arrefecimento líquido específico da unidade de potência e do motor elétrico permite que os componentes sejam operados em condições ótimas de funcionamento, de modo a satisfazer as exigências de potência e de binário em todos os momentos.
A nova tecnologia MHEV plus possibilita uma atuação puramente elétrica e pode também apoiar o motor de combustão. O sistema aumenta, assim, a performance e a agilidade do veículo.