Os modelos 100% elétricos da Audi, produzidos na China, vão passar a usar baterias de dois gigantes chineses, a BYD e a CATL. A notícia foi avançada pelo Car News China, sem precisar, no entanto, se o mesmo acontecerá com as unidades a comercializar na Europa.
Segundo a publicação, esta decisão aplica-se, para já, às versões longas (L) do Audi Q6 e-tron e Q6 Sportback e-tron, assim como do A6 e-tron, e cuja produção ficará a cargo da parceira de joint-venture FAW.
Quanto às baterias, a notícia avança que os modelos Audi utilizarão as baterias de fosfato de iões de lítio da BYD nas versões mais baixas, enquanto as versões mais altas recorrerão à mais cara e de maior densidade bateria NMC da CATL. Bateria que recorre a uma fórmula química composta por níquel manganês e cobalto com ânodo de grafite.
A montagem destes novos modelos terá lugar numa nova unidade a erigir pela joint-venture formada pela alemã Audi e a chinesa FAW, atualmente em construção em Changchun, e que implicará um investimento conjunto de 2,6 mil milhões de euros.
Abarcando um total de 2,46 milhões de metros quadrados, esta nova fábrica deverá garantir uma capacidade de produção instalada de 150.000 veículos por ano.
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Segundo o cronograma desenhado pelas duas empresas, a nova fábrica deverá ficar pronta em dezembro de 2024, de forma a que a produção das primeiras unidades, neste caso, do Q6 L e-tron, possa avançar pouco depois da inauguração das instalações.
Referir, ainda, que estes novos modelos terão como plataforma a nova arquitetura Premium Platform Electric (PPE) desenvolvida em conjunto pela Audi e pela Porsche.
Com PPE… e iO Origin da IM Motors
A terminar, recordar ainda que a Audi deu início a uma nova estratégia especifica para o mercado chinês e que passa por uma espécie de abordagem dupla: além dos modelos baseados na plataforma PPE, a marca alemã celebrou, já no início deste ano, uma parceria com a chinesa SAIC, que lhe permitirá adoptar a plataforma iO Origin da IM Motors, em alguns dos seus veículos elétricos.
Esta plataforma é já usada na berlina L7 e no SUV LS7 comercializados pela marca chinesa, propostas cuja distância entre eixos varia entre os 2800 e os 3200 metros, além de disporem de uma arquitectura elétrica avançada de 800V.
No entanto e até ao momento, não são conhecidos quais os modelos Audi que adoptarão esta plataforma.