Começa aqui a suspensão totalmente ativa do Audi A8, que garante flexibilidade e adaptação a cada momento para que nenhuma irregularidade da estrada seja sentida a bordo. É mais um dos benefícios da integração do sistema elétrico de 48 volts, que também terá grande impacto na segurança do automóvel. https://www.youtube.com/watch?v=2wwCJKNPBng&feature=youtu.be O novo Audi A8 pretende corresponder às preferências de todos os condutores. Para tal, o topo de gama da marca alemã, com apresentação marcada para dia 11 de julho, vai contar com uma suspensão totalmente ativa que tem por base o sistema elétrico de 48 volts, pela primeira utilizado como o principal sistema elétrico. Através dos vídeos, das duas fotos e da explicação dos parágrafos seguintes, descubra como funciona esta suspensão que pretende dar um novo significado ao termo "conforto". Para esta suspensão eletromecânica totalmente ativa a marca germânica optou pela introdução de motores elétricos junto de cada roda e alimentados pelo sistema de 48V, acompanhados de novos componentes como um tubo rotativo e uma barra interna de torção em titânio, e uma alavanca que exerce até 1100Nm na suspensão através de uma haste de acoplamento. Para a adaptação instantânea tem ainda papel fulcral a câmara na dianteira, que deteta as irregularidades na estrada e atua em conjunto com a plataforma eletrónica do chassis (EPC) para um ajuste preditivo. Este processo completa-se em milissegundos, e a câmara utilizada gera informações sobre as condições da estrada 18 vezes por segundo. https://www.youtube.com/watch?v=YYZSX0nw4Ho&feature=youtu.be Assim quando encontra um buraco, por exemplo, o veículo já sabe as adaptações que deve fazer na suspensão para que esses obstáculos ao conforto sejam totalmente eliminados. Em conjunção com os atributos das suspensões pneumáticas, a marca de Ingolstadt afirma que este novo conceito garantirá uma experiência de condução totalmente nova. Por isso a Audi afirma resume que ao ser "irrepreensível nos altos níveis de conforto, o novo sedan de luxo fica sempre próximo da estrada e com um estilo de condução dinâmico". A suspensão totalmente ativa também minimiza o rolamento em curva e as oscilações causadas pelas acelerações e travagens, o que permite ao condutor guiar de forma totalmente dinâmica mantendo o veículo sob controlo e não sentido movimentos na secção posterior. Combinando a dinâmica de suspensão com um eixo traseiro direcional, a Audi afirma que no A8 resolveu o conflito entre agilidade e estabilidade. É ainda indicado que, em conjunção com a análise da envolvência a 360 graus, existe ainda um aumento da segurança passiva. Um dos casos é na deteção de colisões iminentes, em que a carroçaria se eleva em 80mm em somente meio segundo. Assim, a suspensão totalmente ativa permite direcionar as forças do impacto para as zonas de maior resistência do Audi A8, reduzindo para metade os efeitos que os passageiros sentem nestes embates. https://www.youtube.com/watch?v=AcUC4qgBKj4&feature=youtu.be Pelas suas grandes dimensões o Audi Q7 serviu de "cobaia perfeita" para a marca comprovar os benefícios do sistema elétrico de 48 volts. Agora com o A8 a utilização é ainda mais intensiva, ajudando à redução das emissões e na introdução de capacidades adicionais de condução autónoma.