Já para 2024. Audi revela que futuro A8 nascerá à imagem do Grandsphere

A Audi acaba de confirmar que, a próxima geração A8, será fortemente inspirada no Grandsphere Concept. Em princípio, já para 2024.

Desvendado que foi o quarto último concept da série Sphere, a Audi acaba de confirmar que, a próxima geração A8, será fortemente inspirada num dos protótipos desta nova família, o Grandsphere. Em princípio, já para 2024.

Previsto, segundo a Audi também fez já saber, apenas enquanto proposta 100% elétrica, o futuro Audi A8 vê, assim, também desvendada, aquela que será a linguagem de design com que se apresentará aos futuros proprietários. Neste caso, tendo como ponto de partida um concept que a marca dos quatro anéis deu a conhecer em setembro de 2021.

Definida a meta que passa por lançar apenas veículos elétricos, já a partir de 2026, acabando definitivamente com a comercialização de veículos a combustão em 2033, foi o próprio director de design do fabricante de Ingolstadt, Marc Lichte, que revelou, em declarações à britânica Autocar, que o concept Grandsphere é algo já "muito próximo" daquilo que será a próxima geração A8.

A atual geração Audi, neste caso, na versão mais longa, específica para o mercado chinês
A atual geração Audi, neste caso, na versão mais longa, específica para o mercado chinês

De resto, a revista avança, mesmo, que o futuro A8 não só adoptará a designação A8 e-tron, como basear-se-á na arquitectura Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida pela Audi, em conjunto com a Porsche.

LEIA TAMBÉM
Audi admite lançar concorrente do Mercedes-Benz Classe G

No entanto e mesmo partindo desta base, o mais certo é que o próximo A8 não venha a exibir as dimensões exteriores mostradas pelo Grandsphere e que passavam por um comprimento de 5,35 metros, com 3,19 m de distância entre eixos. O que, aliás, contribuía para que a Audi descrevesse este concept como "um jato privado para utilização em estrada".

Grandsphere: com 520 cv e 4s nos 0-100 km

Quanto aos aspectos técnicos, o Grandsphere Concept foi anunciado numa configuração de dois motores elétricos, a garantirem não apenas uma potência anunciada de 520 cv e um binário máximo de 960 Nm, como também uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de 4 segundos e tracção integral permanente.

Audi Grandsphere Concept
Audi Grandsphere Concept

A fornecer energia ao trem de força, uma enorme bateria de 120 kWh, capaz de assegurar autonomias na ordem acima dos 750 quilómetros, além da capacidade de suportar potências de carregamento até 270 kWh. Com a qual, defende o fabricante, será possível garantir cerca de 300 km de utilização, com apenas 10 minutos de carregamento.

Aliás, a Audi diz mesmo ser possível recarregar entre 5 e 80 por cento da capacidade da bateria, em qualquer coisa como 20 minutos ligado à corrente.