A Audi acaba de dar a conhecer o mais recente facelift operado no seu modelo porta-estandarte A8, marcado não só pela introdução de alguns pequenos pormenores estilísticos, como também pela disponibilização de uma nova tecnologia de iluminação. Isto, além de uma nova versão de topo... mas apenas para o mercado chinês.
Tendo, precisamente, a China, como um dos seus mercados preferenciais, o Audi A8 passa a ostentar, na sequência deste restyling, uma nova grelha frontal, mais larga, acompanhada de novas entradas de ar, nas laterais do pára-choques. As quais, posicionadas de forma ligeiramente mais inclinada, procuram transmitir maior verticalidade.
A juntar a estas alterações na frente, a disponibilização, pela primeira vez no modelo, de um pacote de estilo S Line, do qual passam a fazer parte as mesmas lâminas laterais presentes no S8, assim como de uma palete de cores renovada, com quatro novos tons metálicos e cinco novas tonalidades mate. Mantendo-se, ao mesmo tempo, os já conhecidos pacotes opcionais exteriores Chrome e Preto, que já faziam parte deste modelo Audi.
A par destas alterações estilísticas, a estreia, ainda, da nova tecnologia de iluminação Digital Matrix LED, caracterizada por utilizar 1,3 milhões de microespelhos, para dividir a luz em pixels individuais, e que se traduz numa espécie de projector digital, capaz de criar um "tapete de luz" na faixa, sem encandear os restantes condutores. Sendo que, na traseira, luzes de travagem OLED digitais são, a partir de agora, propostas de série, além de acrescidas de um sistema que as activa, sempre que o A8 estiver parado e um outro carro se aproximar, a menos de dois metros, da traseira.
Com mais ecrãs e sistemas de assistência à condução
Passando ao habitáculo, dois ecrãs de infoentretenimento de 10,1 polegadas, passam a estar disponíveis para os bancos traseiros, acrescidos de um touchscreen para controlo, no apoio de braço central. Sendo que, dos opcionais, fazem parte pequenos luxos como um pequeno bar refrigerado, uma consola central retráctil ou até mesmo uma função que permite expelir perfume no ambiente.
LEIA TAMBÉM
Com plataforma expansível. Audi mostra o camaleão Skysphere Concept
A pensar especificamente na segurança de passageiros... e condutor, um total de 40 sistemas de assistência à condução, distribuídos por vários pacotes. Entre os quais, o pacote Park, que permite ao carro entrar e sair do estacionamento em paralelo ou na perpendicular, sem que o condutor tenha de estar ao volante; o pacote City, o qual inclui o sistema de segurança activa a 360° pre sense da Audi e que, por exemplo, eleva a carroçaria, em caso de embate iminente na lateral; e o pacote Tour, sinónimo, entre outros predicados, de Cruise Control Adaptativo.
A versão A8 L Horch
Destaque, ainda, para o lançamento de uma nova versão, batizada de 'Horch', com base na variante mais comprida do modelo, o A8 L. E que, além de anunciar-se com um equipamento ultra-exclusivo, capaz de competir com o de modelos como o Mercedes-Maybach Classe S, promete ser ainda mais comprida (+13 cm), com um total de cinco metros e 45 centímetros!
Deste novo A8 Horch, a Audi diz, ainda, que apresentará novas rodas e uma estética exterior cromada, com a possibilidade de pintura a dois tons - opcional que é também uma inovação no modelo de Ingolstadt -, ao mesmo tempo que, no habitáculo, é possível encontrar bancos revestidos num acolchoado com diamantes, tapetes traseiros de pelo longo e sistema de massagem também para pés... de série.
Quanto à motorização, o Horch mantém o mesmo V6 3.0 litros que é disponibilizado na versão standard do A8.
Motores sem alterações
Inalterada, permanece, pelo contrário, a oferta em termos de motores, com o renovado A8 a manter os já conhecidos V6 3.0 TDI e 3.0 TFSI, com 286 e 340 cv de potência, respectivamente, assim como a solução híbrida TFSIe de 461 cv.
Como topo de gama, um 4.0 TFSI que tem por base o mesmo V8 da S8 e que, a exemplo dos restantes, surge conjugado com uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades, assim como ao sistema de tracção integral quattro.
No caso específico do mais desportivo S8, a anunciar 571 cv de potência, o modelo recebe ainda uma suspensão activa preditiva, diferencial desportivo e sistema direccional nas quatro rodas. Tudo de série... tal como a aceleração 0-100 km/h em apenas 3,8s!
A partir de 97.800€… na Alemanha
Já disponível para encomenda no mercado nativo da Alemanha, o agora renovado Audi A8 surge com preços a partir de 97.800€ para a motorização 50 TDI, ao passo que o A8 60 TFSIe quattro está disponível a partir de 108.950€.
Quanto ao Audi S8, é proposto por valores a partir de 144.800€.