Chega em setembro. Audi desvenda o elétrico A6 e-tron

Depois do crossover, a Audi acaba de desvendar o novo e 100% elétrico A6 e-tron, nos formatos berlina e carrinha, que chegam em setembro.

Depois do crossover, a Audi acaba de desvendar o novo e 100% elétrico A6 e-tron, nos formatos berlina e carrinha. Trata-se da primeira proposta da marca dos quatro anéis baseada na mesma plataforma do Porsche Macan e que, a par de um design vanguardista, anuncia autonomias acima dos 720 km. Chega em setembro.

Baseado na nova plataforma modular para carros elétricos com a designação de PPE e que foi desenvolvida em conjunto pela Audi e pela Porsche, o novo A6 e-tron começa por destacar-se através de um design expressivo, do qual fazem parte ópticas e farolins de design tridimensional, com assinaturas de luz digital, ou OLED de segunda geração personalizáveis em opção. 

Também a marcarem um exterior de linhas fluídas e esguias, puxadores das portas destacáveis e jantes de 19" (20" o S6), além da possibilidade de, a exemplo do que acontece no Q8 e-tron, exibir câmaras ao invés dos tradicionais retrovisores exteriores. Isto, também para ajudar a garantir um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,21 (Sportback), valor que faz desta proposta o Audi de estrada mais aerodinâmico de sempre. 

LEIA TAMBÉM
Novo Audi Q6 e-tron promete autonomia superior a 600 km

Já a carrinha Avant, anuncia 0,24, o que não deixa de ser igualmente um óptimo valor.

Habitáculo com toques de A5

Passando ao habitáculo, um ambiente a fazer lembrar o A5, embora e neste caso com mais um ecrã táctil de 10,9", exclusivo para o passageiro da frente, enquanto, para o condutor, surge o display panorâmico Audi MMI com Audi Virtual Cockpit de 11,9" e display MMI touch de 14,5". Este último, porta de acesso a um sistema de infotainment que utiliza o Android Automotive OS como sistema operacional e que, além de um assistente Audi com conexão futura com o ChatGPT, beneficia de atualizações permanentes de todos os conteúdos via OTA.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/AudiA6e-tron2024_bagageiraSportback.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/AudiA6e-tron2024_bancotraseiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/AudiA6e-tron2024_caixauto.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/AudiA6e-tron2024_comandosporta.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/AudiA6e-tron2024_posiçãocondução.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/AudiA6e-tron2024_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/AudiA6e-tron2024_tectopanorâmico.jpg]

Como opcionais, um head-up display de realidade aumentada de segunda geração, a somar, por exemplo, a um inovador tecto panorâmico inteligente com transparência ajustável, ou ainda a um sistema de som Premium Bang & Olufsen com altifalantes no encosto de cabeça (20, ao todo) e 830W de potência.

Com tracção traseira ou quattro

Proposto em três versões – Standard, S line e S - e duas carroçarias - Sportback e Avant -, o Audi A6 e-tron anuncia-se, ainda, nas variantes de tracção traseira e quattro (motor assíncrono no eixo dianteiro e síncrono de ímans permanentes no traseiro), ambas acompanhadas da mesma bateria de iões de lítio de 100 kWh (94,9 kWh de capacidade útil), a garantir autonomias até 756 km no Sportback e até 720 km na Avant. Variando, depois, nas potências e velocidade máxima: 367 cv/210 km/h no tracção traseira standard, 428 cv/210 km/h no quattro e 503 cv/240 km/h no S6, ou 550 cv com o Launch Control ativado.

Únicas duas versões disponíveis no lançamento, agendado para setembro deste ano, o Audi A6 Sportback e-tron performance, com 367 cv, promete acelerações dos 0 aos 100 km/h em 5,4s, enquanto o S6 Sportback e-tron deverá conseguir cumprir a mesma distância em apenas 3,9s. Tudo isto, independentemente de se tratar da berlina ou da carrinha.

310 km com apenas 10 minutos de carga

Graças à tecnologia de 800V e uma capacidade máxima de carregamento DC de 270 kW, o A6 Sportback e-tron consegue repor energia suficiente para fazer até mais 310 km com apenas 10 minutos ligado a uma estação de carga rápida. Já o Estado de Carga (SoC) aumenta de 10 para 80% em 21 minutos.

O modelo dispõe ainda de carregamento AC com potências até 11 kW, em carregamentos domésticos standard, sendo que, uma opção de 22 kW será disponibilizada futuramente.

Quanto ao sistema de recuperação de energia na travagem e desaceleração, consegue recuperar até 220 kW, podendo o condutor de optar entre um de dois níveis de recuperação, usando, para isso, as patilhas no volante. Disponível está, ainda, o "Coasting", em que o veículo rola sem arrasto adicional, e o modo de condução 'B', de atuação semelhante ao "One Pedal".

Ainda no capítulo técnico, a possibilidade de optar por uma opcional suspensão pneumática adaptativa, enquanto, entre os sistemas de assistência ao condutor, destaque para o assistente de condução adaptativo plus, capaz de apoiar o condutor no acelerar, travar e manter a velocidade e distância definida. Mas também na orientação na faixa.

A partir de 75 600€… na Alemanha

Finalmente e no que diz respeito a preços, conhecidos apenas os preços para o mercado alemão, onde o A6 Sportback e-tron começa nos 75 600€ e a carrinha correspondente inicia-se nos 101 150€. 

Em Portugal, no entanto, ainda não são conhecidos os preços.