Tal como anunciado, a Audi deu a conhecer, esta segunda-feira, com a pré-abertura do Salão Automóvel de Xangai, o concept que dará origem ao próximo elemento da família e-Tron: o Audi A6 e-tron Concept. Um Sportback 100% elétrico de 476 cv de potência, a prometer mais de 700 km de autonomia.
Concebido a partir da próxima evolução da plataforma para veículos elétricos que já serve de base a modelos como o e-tron GT ou o Porsche Taycan, de nome PPE - Premium Platform Electric, este novo concept, a que a marca dos quatro anéis decidiu chamar A6 e-tron, opta, no entanto, não somente por uma estética exterior mais semelhante à do A5 ou do A7, dois verdadeiros coupés, como também por dimensões claramente mais próximas da realidade chinesa.
A demonstrá-lo, um comprimento de 4,96 metros, a que acresce uma largura de 1,96 metros e uma altura de 1,44 metros, dimensões que o colocam muito próximo do A7 Sportback. E a que se juntam, depois, "pormaiores" como é o caso das impressionantes jantes de 22", das câmaras traseiras no lugar de retrovisores exteriores, ou até mesmo da ausência total de pegas nas portas.
Já na frente, de linhas muito semelhantes às dos restantes modelos e-tron, faróis Matrix LED particularmente finos e com tecnologia OLED prometem a melhor das iluminações, a par de uma assinatura luminosa capaz de ser personalizada ao gosto dos clientes.
LEIA TAMBÉM
Audi e-tron GT. O mais evoluído de sempre
A mesma tecnologia OLED surge, de resto, expressa nos farolins traseiros, interligados entre si pela "obrigatória" barra de luz, e a oferecer, também, um atraente efeito espacial 3D, que a marca garante nunca antes ter sido visto num modelo nascido em Ingolstadt.
Escondido dos olhares indiscretos, está um sistema de propulsão exclusivamente elétrico, composto por dois motores elétricos, a garantirem uma potência conjunta a rondar os 476 cv, assim como um binário máximo imediato de 800 Nm. Argumentos que, garante a Audi, lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos - mas, isto, apenas a versão mais potente, já que a marca alemã tem previsto lançar outras variantes, mais... contidas, a anunciarem uma capacidade de aceleração abaixo dos 7 segundos.
Equipado com tecnologias como uma variante do sistema de tracção integral quattro, além de uma suspensão a ar, o Audi A6 e-tron Concept conta, ainda, com uma generosa bateria de 100 kWh, montada entre os dois eixos, e que, a exemplo do que acontece com o Porsche Taycan, dispõe de uma tecnologia de carregamento de 800V, capaz de suportar potências até 270 kW. Algo que lhe permite, por exemplo, acumular energia para mais de 300 km em apenas 10 minutos ligado à tomada, ou então e em apenas 25 minutos, recarregar até 80% da capacidade total das baterias.
Reposta a total da capacidade, o A6 e-tron quattro deverá ser capaz de cumprir, já segundo a mais exigente norma WLTP, mais de 700 km com uma só carga. Algo que a Aud explica, não somente com a dimensão das baterias, mas também com uma excelente aerodinâmica do modelo, resultado de um coeficiente de apenas 0.22. É certo que não chega para bater o mais recente rival Mercedes-Benz EQS, o qual anuncia 0.20, mas, ainda assim...
Finalmente e embora tratando-se de um concept, fica a desilusão pelo facto da Audi nada revelar quanto ao interior do modelo, com a marca a argumentar, apenas, que este A6 e-tron, será uma amostra daquilo que serão as futuras propostas baseadas na mesma plataforma PPE. E que deverão ser dadas a conhecer durante o próximo ano.