A Audi acaba de lançar no mercado a sua primeira carrinha de motorização híbrida plug-in (PHEV), com base no modelo Audi A6. Denominado A6 Avant 55 TFSI e Quattro, o novo familiar de Ingolstadt apresenta-se, anunciando, entre outras qualidades, uma autonomia em modo exclusivamente elétrico, a rondar os 51 quilómetros.
Depois de ter apresentado, ainda em 2019, o sedan A6, com a mesma tecnologia de propulsão, a Audi estende agora esta nova e mais ecológica motorização, à carroçaria Avant. Passando a disponibilizar, assim, na sua oferta, aquela que passa a ser a primeira carrinha PHEV com os quatro anéis na grelha frontal.
LEIA TAMBÉM
Nova Audi A6 Allroad assinala 20º aniversario deste modelo
Quanto à tecnologia, trata-se da mesma solução híbrida com carregamento em tomada, já estreada no sedan, e que tem por base um quatro cilindros 2,0 litros TFSI, com 248 cv de potência.
A juntar a este motor a gasolina, um motor elétrico que, por si só, oferece 141 cv, e que, uma vez somado ao bloco térmico, faz disparar não só a potência total para os 362 cv, como também o binário, para os 500 Nm; e, logo, a partir dos 1.250 rotações por minuto!
Conjugação também disponível no SUV Audi Q5 55 TFSI e Quattro, esta motorização PHEV garante, na carrinha, não apenas uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 5,7s, ou seja, apenas 0,1s mais que no sedan A6 PHEV, além de uma velocidade máxima anunciada de 255 km/h.
Já com apenas o motor elétrico ligado, a velocidade máxima anunciada é de 135 km/h.
Finalmente e em termos de consumos, a Audi A6 Avant PHEV anuncia uma média combinada que varia entre os 2,1 e 1,9 l/100 km, além de emissões de CO2 que não deverão ir além das 48 a 44 g/km. Como consumo elétrico, a marca de Igolstadt anuncia médias de 18,1-18,6 kWh/100 km.
Com a promessa de 50% de redução na carga fiscal
Ainda de acordo com a Audi, a A6 Avant 55 TFSI e Quattro é elegível para uma redução de 50% nos impostos sobre automóveis, em países como a Alemanha. Mercado onde o modelo está desde já disponível, com preços a partir de 71.940 euros.
A ajudar a este valor, surge, igualmente, um equipamento de série bastante completo e do qual fazem parte os faróis Matrix LED, jantes de 19", pinças de travão em vermelho, suspensão desportiva, bancos desportivos, ar condicionado de quatro zonas, painel de instrumentos totalmente digital, além dos pacotes exterior S Line, aplicações e capas dos retrovisores negras, e vidros escurecidos.