Afinal, bastaram menos de 24 horas após a divulgação dos primeiros teasers para que a Audi desvendasse, em todo o seu esplendor, a primeira carrinha e-tron: a Audi A6 Avant e-tron Concept. Para já, apenas na forma de concept, mas também com garantia de passagem à produção... a partir de 2024.
Derivação mais familiar do A6 e-tron Concept desvendado há cerca de um ano, este (futuro) novo elemento da família 100% elétrica da Audi, o primeiro com carroçaria assumidamente de carrinha, deverá, no entanto, ser oficialmente apresentado, naquelas que serão as suas formas finais, apenas em 2024. Ainda que e desde já, com a promessa, feita pelo director de comunicação da marca dos quatros anéis, Josef Schlossmacher, de que pouco mudará face ao concept agora mostrado.
Embora e para já, sem habitáculo conhecido, a verdade é que as imagens hoje divulgadas mostram um exterior de linhas muito semelhantes às do A6 e-tron Concept, a começar na dianteira. Da qual se destaca uma grelha Singleframe praticamente fechada, ladeada por generosas entradas de ar que visam melhorar a aerodinâmica e ópticas dianteiras que, segundo a marca de Ingolstadt, deverão permitir que os proprietários possam, inclusivamente, configurar a sua própria assinatura luminosa de luz diurna.
Já de perfil, uma linha de cintura robusta, a par de ombros largos e um filete metalizado que vai do pilar A até spoiler traseiro, procuram anunciar dinamismo, enquanto na traseira, um único elemento de luz a estender-se a toda a largura e com elementos 3D no interior, junta-se a um proeminente difusor, do qual fazem igualmente parte aberturas rectangulares.
LEIA TAMBÉM
A seguir ao sedan. Audi anuncia A6 Avant e-tron Concept
Tão ou mais importante do que as linhas, é a plataforma escolhida para assentar esta A6 Avant e-tron Concept, a conhecida Premium Platform Electric ou PPE, que deverá servir igualmente de base a propostas como o futuro crossover Q6 e-tron, e que, no caso desta carrinha 100% elétrica, permite anunciar um comprimento de 4,96 metros, 1,96 m de largura e apenas 1,44 m de altura. Sendo que, graças também às linhas exteriores, a A6 Avant e-tron Concept consegue anunciar um coeficiente de aerodinâmica de 0.24, ou seja, apenas mais 0.02 que o carro.
Com promessas de 7s nos 0-100 km/h e 700 Km de autonomia
Passando ao trem de força, o anúncio de dois motores elétricos, a garantirem uma potência total e combinada de 476 cv, a par de um binário máximo de 800 Nm. Sendo que a Audi não divulgou a exacta capacidade da bateria que serve de apoio ao sistema, embora os rumores falem numa capacidade a rondar os 100 kWh.
Por outro lado e embora dependendo sempre da motorização, a Audi garante, desde já, que a versão de produção desta A6 Avant e-tron deverá ser capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 7s. Isto, ao mesmo tempo que as versões mais desportivas deverão conseguir ficar "bem abaixo dos 4s".
Quanto recarregar das baterias, a A6 Avant e-tron Concept anuncia uma capacidade máxima de 800V e 270 kW, valores que lhe permitem repor energia para cerca de 300 quilómetros, em não mais que 19 minutos. Aliás, deverão bastar menos de 25 minutos, para elevar a quantidade de energia nas baterias, dos 5 até aos 80 por cento.
O fabricante de Ingolstadt salienta, ainda, que, uma versão de tracção apenas traseira desta carrinha, deverá ser capaz de cumprir qualquer coisa como 700 quilómetros com uma só carga.
Apenas para 2024
A terminar, recordar ainda que a Audi, não só confirmou já a passagem à produção desta A6 Avant e-tron Concept, como fixou uma data para a sua apresentação, naquelas que serão as formas definitivas do modelo - 2024.