Audi A5 já chegou a Portugal

A nova geração do Audi A5 já está em comercialização em Portugal nas suas duas carroçarias, Limousine e Avant, que estão disponíveis em quatro motorizações - gasolina e diesel - com níveis de potência de 150 cv a 367 cv. Preços começam nos 46 051 euros.

Com base na plataforma PPC (Plataforma Premium de Combustão), a Audi desenvolveu a nova geração do A5, que veio suceder ao modelo de combustão com o mesmo nome, mas também ao A4. A nova gama está estruturada em quatro derivativos: A5 e S5 Limousine e A5 e S5 Avant.

O novo A5 cresceu em comprimento e largura relativamente ao A4 e o equipamento de série também alargado, posicionando este modelo no segmento médio superior. A imagem exterior foi totalmente revista, destacando-se as proporções modificadas, com uma longa distância entre eixos, grandes rodas e a carroçaria baixa e desportiva.

No Limousine, a secção superior, compacta e desportiva, estende-se para a traseira num arco amplo, fluindo harmoniosamente para o vidro traseiro de forma semelhante a um coupé, terminando na tampa da mala visualmente curta com um spoiler marcante.

A tampa traseira é totalmente nova abre juntamente com o vidro e e as suas dimensões facilitam consideravelmente o acesso ao compartimento de bagagem, resultando num conceito completamente novo de Limousine para a Audi.

Na carrinha (Avant), a linha de tejadilho dinâmica funde-se num spoiler de tejadilho perfeitamente integrado, que se estende pelo vidro traseiro desportivo e plano. Os pilares D, que são acentuadamente inclinados, sublinham a vista lateral.

A secção frontal é dominada pela grelha Singleframe larga e significativamente mais baixa, com uma estrutura tridimensional em favo de mel. Em conjunto com os faróis estreitos, molda a face do A5, conferindo-lhe uma expressão marcante.

Graças ao “soft nose” integrado no para-choques, o capot alinha-se com a extremidade frontal. As saliências que se destacam da área dos ombros nas rodas dianteiras e traseiras são reminiscências do Audi Urquattro e um elemento central da identidade de design da Audi.

Interior centrado nos ocupantes

O interior do novo A5 apresenta um design moderno, centrado em todos os seus ocupantes A marca alemã abandonou o painel de bordo recheado de botões por um esquema mais sofisticado e com equipamentos de série que o posicionam num território mais premium. 

Com design e materiais cuidados, a gama A5 responde à exigência de um espaço generoso com um elevado nível de conforto. A disposição clara e a operação intuitiva do interior proporcionam uma visão geral em todas as situações

A secção central acomoda um ecrã panorâmico curvo, que combina um painel de instrumentos de 11,9" com um enorme ecrã tátil de 14,5" para o Audi MMI. Um avançado head-up display ajuda a manter os olhos sempre no trânsito. Em opção está disponível um segundo ecrã de 10,9" para o passageiro. 

Sistema MHEV plus

O novo Audi A5 está dotado com o novo sistema elétrico de 48 volt MHEV plus que apoia a condução e ajuda a diminuir a a emissões de dióxido de carbono, além de melhorar as prestações.

O gerador (PTG) permite uma condução parcialmente elétrica a baixas velocidades, contribuindo para a redução do consumo de combustível. Por outro lado pode adicionar até 18 kW (24 cv) de potência elétrica ao motor de combustão. Nas fases de desaceleração, o PTG reencaminha a energia de volta à bateria (recuperação) até 25 kW.

Como resultado, é possível manobrar e estacionar usando apenas eletricidade, na medida do possível. Graças à opção de usar um compressor de ar condicionado elétrico, o sistema de ar condicionado também pode ser operado quando o veículo está parado, por exemplo, em semáforos, e o motor de combustão está desligado.

Com o sistema de controlo de travagem integrado (iBRS), o pedal do travão e o hidráulico do sistema de travagem podem ser completamente desacoplados. Nos modelos com o sistema MHEV plus, desaceleração necessária é alcançada sem o uso dos travões de fricção, graças à travagem regenerativa. Os travões de fricção só entram em ação quando o pedal do travão é pressionado com mais força. A sensação de travagem permanece inalterada.

Motores de quatro cilindros

No capítulo mecânico, o A5 será proposto com motorizações a gasolina e diesel.  O motor de entrada é o 2.0 TFSI com 150 cv e está dotado de um turbocompressor de geometria variável (TGV) que funciona com um processo de combustão modificado que é mais eficiente em termos de combustível sob carga parcial. Este propulsor está disponível com uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e tração dianteira.

A oferta diesel assenta no bloco 2.0 TDI com 204 cv que integra a já referida tecnologia MHEV plus. Este motor de dois litros da geração EA288 evo herda a combustão otimizada do seu antecessor graças ao sensor de pressão do cilindro, TwinDosing, para o controlo das emissões de escape e dois eixos de equilíbrio para uma atuação suave do motor.

O 2.0 TDI desenvolve um binário entre as 1750 e 3250 rpm, estando disponível com caixa de velocidades de dupla embraiagem e tração dianteira ou com sistema de tração integral quattro ultra.

Os componentes da cadeia eletrificada de 48V reduzem as emissões, graças à elevada capacidade de recuperação de energia. Além disso, o conforto do TDI é ainda aprimorado pelo motor de arranque de 48 volts para um arranque suave, com um tempo de reação menor, com reflexos ao nível da agilidade.

Versão de topo V6 TFSI

Como motorização de topo é proposto o V6 TFSI de 3,0 litros com 367 cv. Pela primeira vez, conta com um turbocompressor de geometria variável (TGV) e tecnologia MHEV plus. A transmissão de dupla embraiagem S tronic revista e adaptada para o Audi S5, projetada para mais binário, também reduz o peso no eixo dianteiro e melhora a agilidade.

A eletrificação parcial através do novo sistema MHEV plus de 48 volts leva à redução das emissões de CO2 por meio de componentes de condução eletrificados e elevado desempenho na recuperação de energia. Em comparação com o anterior S4 Limousine TDI, o novo S5 Limousine TFSI reduz as emissões em até 14 g/km de dióxido de carbono.

A rápida e dinâmica entrega de binário sublinha o seu carácter desportivo. A utilização de um diferencial desportivo quattro com sistema de vectorização de binário em combinação com o sistema de tração integral variável permite alcançar superiores limites laterais de aderência em curva.

Conheça os preços

A Audi reivindica que efetuou afinações na suspensão e na direção do A5 para que este modelo ofereça um comportamento dinâmico típico dos modelos da marca, o que se traduz numa condução precisa, de atitude neutra e previsível. Caso seja adotada a opcional suspensão de amortecimento variável, tornam-se ainda mais vincadas quer as sensações de conforto, quer as reações e atitudes desportivas. A direção progressiva da Audi também se tornou consideravelmente mais precisa.

Em termos de preços, a variante Limousine equipada com motor 2.0 TFSI de 150 cv está disponível a partir de 46 051 euros, com o bloco 2.0 TDI de 204 cv custa 56 850 euros ou 60 350 euros, com tração dianteira ou quattro, respetivamente, enquanto a S5 com motor V6 3.0 TFSI pode ser adquirida por valores a partir de 94 300 euros.

Passando à carrinha, os preços começam nos 48 000 euros para a motorização 2.0 TFSI de 150 cv, aumentando para os 58 800 euros e 62 300 euros para a 2.0 TDI de 204 cv, com tração dianteira ou quattro, respetivamente, enquanto a versão desportiva de topo S5 Avant com motor V6 3.0 TFSI de 367 cv custa 96 251 euros, sem opcionais.