Com base na plataforma PPC (Plataforma Premium de Combustão), a Audi desenvolveu a nova geração do A5, que veio suceder ao modelo de combustão com o mesmo nome, mas também ao A4. A nova gama está estruturada em quatro derivativos: A5 e S5 Limousine e A5 e S5 Avant.
O novo A5 cresceu em comprimento e largura relativamente ao A4 e o equipamento de série também alargado, posicionando este modelo no segmento médio superior. A imagem exterior foi totalmente revista, destacando-se as proporções modificadas, com uma longa distância entre eixos, grandes rodas e a carroçaria baixa e desportiva.
No Limousine, a secção superior, compacta e desportiva, estende-se para a traseira num arco amplo, fluindo harmoniosamente para o vidro traseiro de forma semelhante a um coupé, terminando na tampa da mala visualmente curta com um spoiler marcante.
A tampa traseira é totalmente nova abre juntamente com o vidro e e as suas dimensões facilitam consideravelmente o acesso ao compartimento de bagagem, resultando num conceito completamente novo de Limousine para a Audi.