Além do Audi A5 2019, nas versões Sportback, Cabriolet e Coupé, também o desportivo Audi S5 foi revisto pela marca
Referência na gama da marca de Ingolstadt, o A5 foi agora renovado pela marca. Esta atualização inclui a introdução de microhíbridos, muitas novas tecnologias e retoques no design. Ainda sem informações concretas para o mercado nacional, os dados internacionais indicam que o Audi A5 2019 estará disponível para encomenda ainda no outono e começa a ser entregue aos clientes no arranque de 2020.
Mais equipamento e opções
A segunda geração, lançada em 2017, surgirá a partir de agora sempre com iluminação LED. Depois, consoante os níveis de equipamento e as opções, estão disponíveis os Matrix LED ou as luzes laser mais potentes.E, falando dos níveis de equipamento, logo desde os mais "contidos" passam a existir packs de design para o exterior. Que serão o advanced e o S Line. Para o habitáculo será possível encomendar também o S Line, bem como o designo selection.
Se no exterior as mudanças são ligeiras, abarcando também o desenho dos para-choques e o perfil lateral, a bordo as novidades são mais extensas. Principalmente devido ao impacto do novo infotainment MMI touch. Ele recorre a um ecrã até 10,1'' com feedback acústico (importante para reduzir as distrações) que substitui o anterior comando rotativo. Além disso, a marca promete que o funcionamento do sistema no Audi A5 2019 será mais intuitivo, com melhores grafismos e comandos vocais mais evoluídos.
Esta novidade reforça a digitalização do modelo. Até porque vem adicionar mais uma dimensão ao conceito de ecrãs protagonizado pelo Virtual Cockpit de 12,3'', o touchscreen no tablier e o head-up display. Destaque para o recurso ao novo sistema MIB 3, que transforma o A5 num hotspot e garante outras funcionalidades Outra das novidades é a incorporação do sistema de comunicação com infraestruturas que se junta às múltiplas funcionalidades do Audi Connect e Audi Connect Plus.
Mais poupadinho...
Embora não seja ainda conhecida a gama completa de motores do Audi A5 2019 (várias versões surgem nas fotos seguintes), está confirmado que os níveis de potência começam nos 163cv e que surgem apenas transmissões automáticas de sete e de oito velocidades. E que as versões mais poderosas terão o sistema quattro de série.
Os blocos de quatro cilindros, únicos para escolha, recorrem ao sistema microhíbrido de 12 volts para reduzir consumos. Algo que é alcançado com o motor de arranque/alternador que recupera energia para apoiar o start and stop.
Para maior refinamento na condução, foram também introduzidas mudanças na suspensão. Existem três opções para escolha, dando primazia às performances ou ao conforto. E o condutor pode optar entre cinco modos de funcionamento, que vão alterando diversos parâmetros do automóvel.
Venham de lá os "S"
Para os Audi S5 surgem os V6. E falamos de 347cv e 700Nm no S5 TDI, que também contempla um sistema de 48 volts para reduzir consumos. Neste modelo as contas já foram feitas, e apenas com o apoio ao start-stop podem poupar-se 0,4l/100km. Mas o dado que seguramente interessa mais aos clientes da versão desportiva é a garantia de arranques 0-100km/h abaixo dos 5 segundos.
Mas os fãs dos gasolina não ficam a chorar. Até porque o bloco 3.0 TFSI promete 354cv e 500Nm. No sprint do S5 Coupé até aos 100km/h são precisos 4,7 segundos. A versão Sportback demora mais duas décimas.
A Audi recordou ainda que tanto o Audi A5 como o S5 estarão disponíveis nas carroçarias Cabriolet. Também neste dueto ficam bem patentes as performances do modelo germânico, pois bastam 15 segundos para abrir ou fechar a capota. Uma operação que poderá ser feita até aos 50 km/h. Depois é só esperar que o tempo se mantenha tão solarengo como tem estado durante este mês de setembro...